Publication
Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal
datacite.subject.fos | Humanidades::Filosofia, Ética e Religião | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Garcia Ambrosio, Juan Francisco | |
dc.contributor.advisor | Leite, Rita Mendonça | |
dc.contributor.author | Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira | |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T10:13:31Z | |
dc.date.available | 2019-12-09T10:13:31Z | |
dc.date.issued | 2019-12-04 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | Num mundo marcado por conflitos a vários níveis, é importante voltar a repensar uma educação orientada para a Paz que procure restabelecer a harmonia e o bem-estar de todos. É urgente uma reflexão séria e transparente em ordem ao bem comum, para isso, é necessário reconhecer que a construção da Paz é uma tarefa de todos e para todos: a nível político, social, familiar, religioso. Cada vez mais assistimos a uma profunda crise de valores básicos e fundamentais para uma vivência numa sociedade equilibrada; assistimos a uma sociedade cada vez mais marcada por desequilíbrios, desigualdades, egoísmos, sedes de poder, ausência de Paz. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada é apresentada uma reflexão aprofundada acerca do tema da Paz, começando pela demonstração daquilo que foi a experiência da Prática de Ensino Supervisionada no núcleo de estágio dos Salesianos de Manique – Escola, onde se reflete sobre os progressos e dificuldades da prática letiva; em seguida, fruto do estágio, apresento uma reflexão acerca da Paz. Esta será desenvolvida através de uma noção geral de Paz, o contributo cristão, bem como a exposição de alguns momentos significativos da contemporaneidade onde se progrediu em favor da Paz; terminando com uma proposta pedagógica onde os alunos, através de um projeto, procuram à luz da poesia fazer a sistematização dos conteúdos da Unidade Letiva, a Paz Universal. Surge assim a possibilidade de os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica trabalharem o tema da Paz através da poesia. | pt_PT |
dc.description.abstract | In a troubled world where conflicts happen everywhere, it is important to rethink education, enhancing the importance of Peace in establishing harmony and welfare to everyone. It urges a serious and transparent reflection in order to global welfare, so it is necessary to recognize that implementing peace is a task for each one of us and to all of us: in politics, social life, family and religion. We increasingly assist to a profound crisis in our society values, values which are fundamental for balanced societies. Nowadays, we watch uneven societies, unbalanced and selfish, where thirst for power rules and consequently there is a lack of peace. The Supervised Teaching Practice Final Report investigates upon the assumption of the importance of reflecting on peace. It starts upon the experience of the Supervised Teaching Practice in the Salesianos de Manique School, where progress and difficulties are discussed. On behalf of the supervised teaching practice, it is a reflection on Peace and a general and Christian perspective, briefly approached, as well as a look on significative moments of contemporary history to the progression of the theme. It is concluded with a pedagogical proposal where students through poetry will study the contents of the teaching unity - the universal peace. This study will permit that catholic and religious education students study peace through poetry. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202322327 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/28959 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) | pt_PT |
dc.subject | Paz | pt_PT |
dc.subject | Educação para a paz | pt_PT |
dc.subject | Valores | pt_PT |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_PT |
dc.subject | Perspetiva cristã | pt_PT |
dc.subject | Catholic Moral and Religious Education (EMRC) | pt_PT |
dc.subject | Peace | pt_PT |
dc.subject | Values | pt_PT |
dc.subject | Contemporaneity | pt_PT |
dc.subject | Christian perspective | pt_PT |
dc.title | Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências Religiosas | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório Final da PES - Paulo Fernandes.pdf
- Size:
- 1.28 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: