Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-04"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Collaborative prototyping and hacking : re-inventing the museum space in the age of information technologyPublication . Estadieu, Gérald Vincent; Duarte Sena Caires, CarlosInteractivity is a complex phenomenon to apprehend. Past researches have defined interactivity in contrasting terms: from a tautological expression of a computer-based system (Adams, 1999) to an independent system capable of intelligent dialogue (Smuts, 2009). We are presenting, based on the literature review, the spectrum of interactivity as a gradual complex system that can evolve in time. The majority of interactive apparatuses evaluated in academic publications have all looked at the interactivity under the prism of the audience engagement. However, following authors such as Crawford and Weissberg, we are arguing that interactivity has its inherent properties, independently of the interactor and its environment. The context of this research is specified in the first part of this thesis by introducing, not only the interactivity but also the museum as a public space in quest of interactivity and finally, the hacking methodology. This methodology is inspired by the hacking community and has evolved into a creative process. We are then running an experimental study mainly based on Museomix, the playground of our research, where collaborative prototyping and hacking are part of the core values for offering new mediation to museums. This thesis presents the development of a holistic approach to understand and classify interactive apparatuses based solely on their properties; this has led us to propose a comprehensive framework to collect information from a large dataset of experimentations and to demonstrate the potential of this framework to provide a deeper understanding of the modes of interactivity and help us to classify them in our context of museology.
- Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universalPublication . Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira; Garcia Ambrosio, Juan Francisco; Leite, Rita MendonçaNum mundo marcado por conflitos a vários níveis, é importante voltar a repensar uma educação orientada para a Paz que procure restabelecer a harmonia e o bem-estar de todos. É urgente uma reflexão séria e transparente em ordem ao bem comum, para isso, é necessário reconhecer que a construção da Paz é uma tarefa de todos e para todos: a nível político, social, familiar, religioso. Cada vez mais assistimos a uma profunda crise de valores básicos e fundamentais para uma vivência numa sociedade equilibrada; assistimos a uma sociedade cada vez mais marcada por desequilíbrios, desigualdades, egoísmos, sedes de poder, ausência de Paz. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada é apresentada uma reflexão aprofundada acerca do tema da Paz, começando pela demonstração daquilo que foi a experiência da Prática de Ensino Supervisionada no núcleo de estágio dos Salesianos de Manique – Escola, onde se reflete sobre os progressos e dificuldades da prática letiva; em seguida, fruto do estágio, apresento uma reflexão acerca da Paz. Esta será desenvolvida através de uma noção geral de Paz, o contributo cristão, bem como a exposição de alguns momentos significativos da contemporaneidade onde se progrediu em favor da Paz; terminando com uma proposta pedagógica onde os alunos, através de um projeto, procuram à luz da poesia fazer a sistematização dos conteúdos da Unidade Letiva, a Paz Universal. Surge assim a possibilidade de os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica trabalharem o tema da Paz através da poesia.
- A Lei nº 14/2018, de 19 de Março : oposição do trabalhador e resolução do contrato de trabalho em caso de transmissão da unidade económicaPublication . Belo, Marta Batalha de Matos Costa; Carvalho, António José Bastos Nunes de
- O poder de controlo informático na relação jurídico-laboralPublication . Carmo, Ana Rita Baltasar Firmino do; Carvalho, António José Bastos Nunes de
- A influência da comunicação nas relações interorganizacionais e reputação nas organizações do terceiro setor junto dos parceiros : caso de estudo : Aproximar, cooperativa de solidariedade socialPublication . Alves, Ana Cláudia; Seruya, José Manuel MenanoA comunicação é crucial na vida de todas as organizações, pois estas são constituídas por pessoas, neste sentido, a comunicação entra na vida das organizações do terceiro setor como ponte que torna as relações entre estas, mais humanas e sobretudo mais eficazes. A presente dissertação procura explorar a influência da comunicação nas relações interorganizacionais e inerente reputação, considerando como caso de estudo uma Organização do Terceiro Setor, Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social. Neste âmbito, o quadro teórico construído foca-se no contexto do terceiro setor e são explorados os conceitos de comunicação nas relações interorganizacionais e reputação nas organizações. Através de uma metodologia de base qualitativa, sustentada em entrevistas aos parceiros da Aproximar, visou-se responder aos seguintes objetivos em investigação, tais como, explorar a influência da comunicação nas organizações do terceiro setor e nas relações interorganizacionais, através da perceção da Aproximar, bem como a perceção dos parceiros, relativamente ao papel que a comunicação e a reputação têm vindo a desempenhar no fortalecimento e consolidação das suas relações de parceria. Deste modo, a presente investigação visou validar as duas seguintes questões em investigação: i) qual a influência da comunicação nas relações interorganizacionais junto dos parceiros da Aproximar? ii) os parceiros da Aproximar valorizam a reputação da Organização como fator determinante das suas relações de parceria? Quanto aos principais resultados da presente dissertação, salienta-se as respostas afirmativas às referidas questões em investigação, nomeadamente, no reforço da importância da comunicação na geração e desenvolvimento das relações interorganizacionais e da reputação junto dos parceiros da Aproximar em estudo.