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Desenvolvimento da competĂȘncia Ă©tica dos estudantes de enfermagem : uma teoria explicativa

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A enfermagem Ă© uma profissĂŁo que exige conhecimentos prĂłprios, sĂłlidos, profundos e actualizados e a adequação constante dos cuidados a cada pessoa, num determinado momento e num dado contexto. Deste modo, os enfermeiros tĂȘm de desenvolver competĂȘncias, de forma a mobilizarem os recursos de que dispĂ”em e a prestarem cuidados adequados perante situaçÔes Ășnicas e imprevisĂ­veis. A competĂȘncia Ă©tica Ă© fundamental, uma vez que a responsabilidade e o respeito pelo outro estĂŁo na base de cuidados seguros e adequados. Este estudo, realizado com os estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, teve por objectivo compreender como se desenvolve a sua competĂȘncia Ă©tica ao longo do Curso de Licenciatura e desenvolver uma teoria explicativa, pelo que se usou como mĂ©todo a grounded theory. O relatĂłrio Ă© constituĂ­do por cinco capĂ­tulos. No primeiro, salienta-se a pertinĂȘncia do tema, tendo em conta dois aspectos: a necessidade e a importĂąncia do desenvolvimento da competĂȘncia Ă©tica em enfermagem e a escassez de estudos do gĂ©nero, comprovada pela literatura existente e pelo “actual estado da arte”. No segundo, Ă© referido o caminho metodolĂłgico, mencionando-se o tipo de estudo e mĂ©todo, os participantes envolvidos, os instrumentos utilizados e algumas consideraçÔes Ă©ticas a ter em conta. O terceiro capĂ­tulo consta da apresentação e discussĂŁo dos resultados e o quarto do desenvolvimento da teoria. No quinto capĂ­tulo sĂŁo feitas as conclusĂ”es e apresentadas algumas sugestĂ”es. Conclui-se que a competĂȘncia Ă©tica se vai desenvolvendo gradualmente ao longo do curso, seguindo geralmente um determinado padrĂŁo, o que depende de variados factores, nomeadamente: os conhecimentos adquiridos, os debates sobre situaçÔes reais, as experiĂȘncias ao longo do curso, os contextos onde decorrem os ensinos clĂ­nicos e o tipo de orientação. Estes factores tanto podem ser facilitadores como inibidores da identificação do problema, reflexĂŁo, tomada de decisĂŁo e acção. Por exemplo, o tipo de orientação Ă© fundamental, na medida em que enquanto alguns professores/orientadores sĂŁo facilitadores do desenvolvimento dos estudantes – proporcionando tempo e espaços de debate e ajudando-os na reflexĂŁo, tomada de decisĂŁo e acção –, outros dĂŁo prioridade Ă s tĂ©cnicas e procedimentos e demonstram uma maior preocupação com o desempenho dos estudantes a esse nĂ­vel. Um aspecto fundamental e muito referido pelos participantes Ă© o facto de o seu estatuto de estudantes actuar como factor inibidor da acção pela falta de poder que sentem, por serem geralmente considerados como estranhos pelas equipas e pela insegurança ainda sentida, sobretudo em situaçÔes inesperadas e imprevisĂ­veis.

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