Repository logo
 
Publication

A gestão da formação no Super Bock Group : criação de dashboards

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, António Manuel Valente de
dc.contributor.authorLeão, Rita Joana Sampaio de Azevedo Teixeira
dc.date.accessioned2019-11-05T09:56:24Z
dc.date.issued2019-07-02
dc.description.abstractNo Super Bock Group, a gestão da formação insere-se na área do Capital Humano com o propósito de investir continuamente na valorização das pessoas da organização. É também da responsabilidade dessa área a elaboração de relatórios de dados da formação efetuada a todos os formandos. Com o constante aumento da complexidade e diversidade de dados, a criação de dashboards é apresentada como uma solução para uma devida organização e visualização dos dados e consequente extração de informação. Um dashboard é essencialmente um meio de comunicação e, tendo isso em conta, a questão de investigação deste estudo focou-se em como comunicar de forma eficiente os principais KPI’s (sigla em inglês de “Indicadores-chave de desempenho”) da gestão da formação da empresa. Para tal, foi feita uma vasta revisão de literatura relacionada com a formação nas empresas e todas as implicações, assim como dos aspetos a ter em consideração na criação de dashboards. Após essa análise, o estudo recorreu ao método CRISP-DM (CRoss Industry Standard Process for Data mining) para a criação de dashboards relevantes para a empresa. A avaliação dos mesmos foi bastante positiva e a sua utilização por parte da organização foi imediata. Os critérios de sucesso da empresa foram superados devido à automatização dos dashboards e facilidade de implementação para análises futuras.pt_PT
dc.description.abstractIn Super Bock Group, training management is part of the Human Capital area in order to continually invest in promoting the company’s employees. It is also Human Capital’s responsability to develop data reports concerning the formation given to all the trainees. With the increase of complexity and diversity of data, the creation of dashboards is presented as an answer to organize and to visualize the data, as well as a way to extract information. A dashboard is a mean of communication and the matter of this investigation was focused on how to efficiently communicate the main KPI’s (Key Performance Indicators) of the company’s training management. In order to do so, it was made an extensive literature review related to the company’s training and all its implications, as well as the aspects to have in consideration when creating these dashboards. After this analysis, this study used the CRISP-DM method (CRoss Industry Standard Process for Data Mining) to create relevant dashboards for the company. The assesment of these dashboards was quite positive and its use by the company was immediate. The company’s success criteria were overcomed due to dashboards’ automation and also to the simplicity of implementation for future analysis.pt_PT
dc.identifier.tid202273679pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28569
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectGestão da formaçãopt_PT
dc.subjectBusiness Analyticspt_PT
dc.subjectDashboardpt_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.subjectTraining managementpt_PT
dc.titleA gestão da formação no Super Bock Group : criação de dashboardspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TFM_RitaLeão.pdf
Size:
2.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: