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Sobredotação : medidas educativas (des)vantagens da aceleração na escola

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPonte, Filomena Ermida Figueiredo Branco da
dc.contributor.authorMartins, Natália da Lomba
dc.date.accessioned2019-04-05T10:41:05Z
dc.date.issued2018-06-14
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO conceito de sobredotação sempre se revelou controverso, refletido como uma problemática demasiado complexa, não possibilitando eleger uma definição única, universal, consensual e inteligível, talvez devido às diversas e distintas definições existentes de sobredotação, inteligência, criatividade e talento (Feldhusen & Jarwan, 2000).Contudo, aceita-se uma definição abrangente que agrega múltiplas áreas de capacidade e atividade humana, ou seja, a grande maioria das definições abarcam, para além do QI elevado, talentos específicos, criatividade ou motivação (Miranda, 2008). Com o intuito de esclarecer estas definições tornou-se impreterível fazermos uma apresentação da pluralidade de teorias contemporâneas e emergentes na atualidade. A parte empírica do nosso trabalho incide sobre as medidas educativas preconizadas na lei, mais concretamente na “Aceleração Escolar”. “A Aceleração” pondera e delibera como o cumprimento de programas curriculares e a obtenção de competências num período de tempo inferior ao previamente delineado e esperado para a sua faixa etária. Nesta investigação, com o intuito de indagar acerca da eficácia desta medida educativa, optamos pela metodologia qualitativa e pelo estudo de caso, realizado com dois participantes do sexo masculino, um com 9 anos de idade e outro com 15 anos de idade, sendo que o primeiro beneficiou desta medida no 1º ciclo e o segundo no 3º ciclo. Os resultados desta investigação levam-nos a acreditar que a medida da “Aceleração” pode ter resultados excelentes, quer do ponto de vista académico, motivacional e de relacionamento interpessoal.pt_PT
dc.description.abstractThe concept of giftedness has always been controversial. reflected as a problematic too complex, making it impossible to choose a single, universal, consensual and intelligible definition, perhaps due to the many different definitions of giftedness, intelligence, creativity and talent (Feldhusen & Jarwan, 2000). However, we can accept a definition that encompasses multiple areas of human capacity and activity, that is, the vast majority of definitions encompass, in addition to high IQ, specific talents, creativity or motivation (Miranda, 2008). In order to clarify these definitions it becames imperative today to present the plurality of contemporary and emerging theories. The empirical part of our work focuses on the educational measures advocated in the law, more concretely in the "School Acceleration". "Acceleration" weighs and deliberates as the fulfillment of curricular programs and the attainment of competences in a period of time inferior to the previously delineated and expected for its age group. In this investigation, in order to inquire about the effectiveness of this educational measure, we choose the qualitative methodology and the case study, carried out with two male participants, one with 9 years of age and the other with 15 years of age. First one benefited from this measure in the first cycle and the second in the third cycle. The results of this research lead us to believe that the measure of "Acceleration" can have excellent results, from an academic, motivational and interpersonal point of view.pt_PT
dc.identifier.tid201931680pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27281
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSobredotaçãopt_PT
dc.subjectAceleraçãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectGiftednesspt_PT
dc.subjectAccelerationpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectSchool successpt_PT
dc.titleSobredotação : medidas educativas (des)vantagens da aceleração na escolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especialpt_PT

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