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Cuidar da pessoa em situação crítica : de generalista a especialista

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Abstract(s)

O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem e aquisição de competências verificado durante o período de estágio preconizado para o curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O grau de Mestre em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica implica um conhecimento aprofundado no domínio especializado desta área, em complemento com as competências do enfermeiro especialista. O enfermeiro mestre em enfermagem deverá compreender a dimensão das respostas humanas aos processos de vida e aos problemas de saúde, e demonstrar níveis elevados de julgamento clínico e de tomada de decisão. A realização deste relatório orientou-se pelos domínios das competências comuns e específicas requeridas ao enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, relembrando Meleis como referencial teórico na prática de enfermagem. Demonstra o processo de desenvolvimento de competências especializadas no cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, desde a abordagem pré-hospitalar, passando pelo serviço de urgência, até ao serviço de cuidados intensivos. Explana as atividades desenvolvidas e as estratégias que contribuíram para a aquisição de saberes, assim como a minha contribuição para a melhoria contínua da qualidade nos diferentes contextos através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, apresentando o perfil de competências construído numa prática baseada na evidência científica, e desenvolvida em contextos de referência. A melhoria contínua da qualidade nos diferentes contextos de estágio foi o meu principal foco de atenção e serviu de pano de fundo no desenrolar de todas as atividades desenvolvidas durante o mesmo. A melhoria da qualidade é, atualmente, uma ação prioritária e um importante requisito na gestão das organizações de saúde. As associações de profissionais assumem um papel fundamental neste contexto e, no caso específico da enfermagem, é da responsabilidade da Ordem dos Enfermeiros a definição de padrões de qualidade, a reflexão sobre a melhoria que se pretende na prestação de cuidados, e o fomento da reflexão sobre o exercício profissional. As organizações de saúde detêm também um importante papel, devendo proporcionar ambientes favoráveis à prática, e que estimulem o esforço dos seus profissionais em prol da qualidade. As competências adquiridas durante este percurso incitaram o incremento do pensamento crítico-reflexivo na ação e para a ação; tendo consequentemente levado a uma prática de cuidados de enfermagem altamente qualificados, direcionados para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados ao doente em situação critica e família. O desenvolvimento da aprendizagem é um contínuo ao longo da vida, pelo que enquanto mestre em enfermagem guiarei o meu exercício de funções pela evidência científica, pela segurança, e pela qualidade dos cuidados de enfermagem.
This report reflects the course of learning and acquisition of competences verified during the period of internship for the Master course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing, of the Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. The Master's degree in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing implies a deep knowledge in the specialized field of this area, complementing the skills of the specialist nurse. The Master in nursing should understand the dimension of human responses to life processes and health problems, and demonstrate high levels of clinical judgment and decision-making. This report was guided for the areas of common and specific competencies required for nurse specialist in medical and surgical nursing, reminding Meleis as a theoretical referential in nursing practice. It demonstrates the process of developing specialized skills in caring of the person experiencing complex processes of critical illness and/or organic collapse, from the prehospital approach, through the emergency department, to the intensive care service. It explains the developed activities and the strategies that contributed to the acquisition of knowledge, as well as my contribution to the continuous improvement of quality in the different contexts through a descriptive, analytical and reflexive methodology, presenting the competency profile built on an evidence-based practice scientific, and developed in reference contexts. The continuous improvement of quality in different internship contexts was my main focus and served as a background in all activities developed during the same period. The improvement of quality is currently a priority action and an important requirement in the management of health organizations. Professional associations play a fundamental role in this context and, in the specific case of nursing, it is the responsibility of the Ordem dos Enfermeiros to define quality standards, reflection on the improvement that is sought in the provision of care, and foster reflection about the professional practice. Health organizations also play an important role and they should provide supportive environments and stimulating the efforts of their professionals for quality. The skills acquired during this course stimulated the increase of critical-reflexive thinking in action and to the action; these consequently led to a practice of highly qualified nursing care, directed to the continuous improvement of the quality of nursing care provided to the critical patient and his family. The development of learning is a lifelong continuum, so as a master in nursing I will guide my exercise of functions, through scientific evidence, safety, and quality of nursing care.

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Enfermagem Competências especializadas Doente crítico Qualidade dos cuidados Nursing Specialized skills Critical illness Quality of care

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