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Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorBarbosa, Constança Maria Silva Festas
dc.contributor.authorCampos, Catarina Costa
dc.date.accessioned2020-09-10T09:01:09Z
dc.date.available2020-09-10T09:01:09Z
dc.date.issued2020-05-18
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractvista à aquisição das competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A análise assentou numa reflexão crítica acerca das intervenções de enfermagem desenvolvidas, com vista a promover o crescimento e o desenvolvimento infantil e contribuir para o desenvolvimento de uma parentalidade positiva. O estágio decorreu em locais de assistência à criança e família, nomeadamente Centro de Saúde, Serviço de Urgência Pediátrica e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, no período compreendido entre 9 de setembro de 2019 e 4 de janeiro de 2020. A metodologia usada ao longo do relatório foi a descritiva e crítico-reflexiva suportada por pesquisa bibliográfica, e a sua elaboração obedece a uma organização distribuída pelos seguintes 4 domínios de atuação: prestação de cuidados; gestão de cuidados; formação; e investigação. Este relatório evidencia aprendizagens em áreas específicas da especialização de enfermagem em saúde infantil e pediátrica, tais como: parentalidade; parceria de cuidados; cuidados antecipatórios; técnicas de comunicação com a criança e a família adequadas ao estádio de desenvolvimento e cultura; cuidados centrados no desenvolvimento; avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil; amamentação; massagem infantil; saúde escolar; estratégias farmacológicas e não farmacológicas para controlo e alívio da dor em crianças; identificação e atuação em situações de risco para a criança e jovem. Relevo ainda, aprendizagens adquiridas através da realização de Ações de Educação para a Saúde, acerca das medidas não farmacológicas de controlo da dor em crianças e da prevenção de acidentes no 1º ano de vida. Por fim, a prestação de cuidados em áreas de especial complexidade, o desenvolvimento da capacidade de reflexão e de produção de um discurso fundamentado para transmitir as tomadas de decisão, aliados à procura constante do desenvolvimento de uma prática sustentada nas evidencias científicas mais atuais, contribuíram para o desenvolvimento das competências de Enfermeiro Especialista e para a respetiva elaboração deste relatório.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes and analyzes the activities developed throughout the internership for the acquisition of the skills inherent to Nurse Specialist in Child Health and Pediatric Nursing. The analysis was based on a critical reflection on the nursing interventions developed, with a view to promoting child growth and development and contributing to the development of positive parenting. The internship took place in places of child and family care, namely Health Center, Pediatric Emergency Service and Neonatal Intensive Care Unit, in the period between 9 september 2019 and 4 january 2020. The methodology used throughout the report was descriptive and critical-reflexive supported by bibliographic research, and its elaboration follows an organization distributed in the following 4 areas of activity: care provision; care management; training; and research. This report evidences learning in specific areas of child and pediatric health nursing specialization, such as: parenting; care partnership; anticipatory care; communication techniques with the child and family appropriate to the stage of development and culture; development-centred care; evaluation of child growth and development; breastfeeding; children's massage; school health; pharmacological and non-pharmacological strategies for pain control and relief in children; identification and performance in situations of risk to children and young people. It also highlights learning acquired through health education actions, about non-pharmacological measures to control pain in children and the prevention of accidents in the 1st year of life. Finally, the provision of care in areas of special complexity, the development of the capacity for reflection and production of a reasoned discourse to convey decision-making, together with the constant search for the development of a practice sustained by the most current scientific evidence, contributed to the development of specialist nurse skills and to the respective preparation of this report.pt_PT
dc.identifier.tid202505324pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30893
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnfermeiro especialistapt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectCrescimentopt_PT
dc.subjectParentalidadept_PT
dc.subjectParceriapt_PT
dc.subjectSpecialist nursept_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectGrowthpt_PT
dc.subjectParentingpt_PT
dc.subjectPartnershippt_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.title.alternativePracticum reportpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

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1. Relatório de Estágio-Catarina Campos-FINAL COM CORREÇsES DO CC.pdf
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