Repository logo
 
Publication

Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen : potencial formativo da literatura/educação para os valores

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturas
dc.contributor.advisorPinto, Ana Paula Figueiredo
dc.contributor.authorGonçalves, Cândida Maria Afonso
dc.date.accessioned2014-12-03T09:55:53Z
dc.date.available2014-12-03T09:55:53Z
dc.date.issued2014-01-16
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractCom este trabalho pretendemos fazer um levantamento das categorias narratológicas presentes nesta obra ficcional Histórias da Terra e do Mar, procedendo a uma reflexão sobre a forma como elas se organizam nos contos de Sophia de Mello Breyner Andresen, particularmente naqueles com que temos trabalhado ao longo de vários anos de prática docente e que se incluem no mesmo livro. Dada a riqueza simbólica e alegórica presente em alguns vocábulos que povoam estas histórias, e tendo em conta que são recorrentes em vários contos, tentaremos também desvendar a simbologia patente em determinadas palavras que nos parecem mais relevantes, e em torno das quais de desenvolve o enredo das histórias criadas pela autora. No último capítulo, através de um olhar atento, acompanhado de uma análise crítica, quer pessoal quer de autores consagrados, debruçar-nos-emos sobre a realidade social da atualidade, particularmente o contexto em que se inserem os jovens adolescentes, que são o alvo deste nosso estudo. Pretendemos, ainda, refletir sobre as virtualidades formativas, pedagógicas e didáticas da literatura em geral e das histórias da autora em particular, pois consideramos que as mensagens veiculadas pela sua escrita poderão servir como veículo para ensinar valores, transmitir ensinamentos morais e éticos e, simultaneamente, educar.por
dc.description.abstractWith this work we intend to make a list of the narratologic cathegories that are part of the fiction book Histórias da Terra e do Mar, analising the way they are organised on the Sophia de Mello Breyner Andresen’s short stories, especially those we have been working with for several years of teaching and that are included on the same book. Because of the symbolical and allegoric richness of some words that are part of these short stories, as they are repeated in several stories, we will also try to reveal the symbology of some words we consider more important and around which are developed the stories created by the author. On the last chapter, through an attentive observation, along with a critical analysis, either personal or from consecrated authors, we will look at the present social reality, mainly at the context in which the young teenagers are, the focus of our study. We also intend to think about the formative, pedagogical and didactic virtualities of general literature and the author’s stories in particular, because we consider the messages within her writing could be used as a means for teaching values, for passing on moral and ethical teachings, and at the same time educate.por
dc.identifier.tid201678780
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15851
dc.language.isoporpor
dc.subjectContospor
dc.subjectNarratologiapor
dc.subjectSimbologiapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectShort storiespor
dc.subjectNarratologypor
dc.subjectSymbologypor
dc.subjectLiteraturepor
dc.subjectPedagogypor
dc.subjectMoralpor
dc.titleHistórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen : potencial formativo da literatura/educação para os valorespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Literatura Portuguesa

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201678780.pdf
Size:
798.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: