Browsing by Issue Date, starting with "2014-01-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen : potencial formativo da literatura/educação para os valoresPublication . Gonçalves, Cândida Maria Afonso; Pinto, Ana Paula FigueiredoCom este trabalho pretendemos fazer um levantamento das categorias narratológicas presentes nesta obra ficcional Histórias da Terra e do Mar, procedendo a uma reflexão sobre a forma como elas se organizam nos contos de Sophia de Mello Breyner Andresen, particularmente naqueles com que temos trabalhado ao longo de vários anos de prática docente e que se incluem no mesmo livro. Dada a riqueza simbólica e alegórica presente em alguns vocábulos que povoam estas histórias, e tendo em conta que são recorrentes em vários contos, tentaremos também desvendar a simbologia patente em determinadas palavras que nos parecem mais relevantes, e em torno das quais de desenvolve o enredo das histórias criadas pela autora. No último capítulo, através de um olhar atento, acompanhado de uma análise crítica, quer pessoal quer de autores consagrados, debruçar-nos-emos sobre a realidade social da atualidade, particularmente o contexto em que se inserem os jovens adolescentes, que são o alvo deste nosso estudo. Pretendemos, ainda, refletir sobre as virtualidades formativas, pedagógicas e didáticas da literatura em geral e das histórias da autora em particular, pois consideramos que as mensagens veiculadas pela sua escrita poderão servir como veículo para ensinar valores, transmitir ensinamentos morais e éticos e, simultaneamente, educar.
- Performance measurement em portos : como medir o desempenho de um porto?Publication . Pinho, Nuno Filipe Lima; Alves, Paulo Alexandre PimentaO presente estudo enquadra-se no Trabalho Final de Mestrado, que foi desenvolvido ao longo do semestre e tem, como principal objetivo, estudar e sugerir medidas de performance em portos, neste caso, para o porto de Aveiro. Este projeto assenta nas características de caso de Estudo, com o principal intuito de tentar perceber e analisar as medidas de performance que se podem acrescentar num sistema portuário. Para isso, foram apresentados alguns conceitos de medidas de performance e explicada a sua importância, bem como três estudos sobre as medidas verificadas em portos internacionais. Foi também apresentado um estudo realizado por um especialista académico, seguido de dois estudos realizados por entidades internacionais, um a nível Mundial, realizado pela UNCTAD, e outro ao nível Europeu, ESPO, no âmbito do projeto PPRISM. Através da análise realizada, constatou-se que o Porto de Aveiro já faz uso da utilização de medidas de performance, nomeadamente a tonelagem de carga movimentada e o número de navios. Sendo duas medidas bastante utilizadas pela maioria dos portos internacionais, visto que são de fácil aplicação, servem posteriormente como medidas de comparação entre portos. Depois de perceber as medidas que o porto de Aveiro utiliza, foram analisados os diversos estudos atrás referidos, podendo destacar-se claramente, os inúmeros tipos de medidas que foram apresentadas, podendo estas serem distinguidas em diferentes classes, como por exemplo: indicadores de tendências de mercado e de estrutura, indicadores sócio económicos, indicadores ambientais, indicadores da cadeia logística e de performance operacional, indicadores de governo. Seguidamente ao estudo de indicadores, foram apresentadas algumas medidas para implementação no porto de Aveiro que, depois de discutidas em administração, tendo em conta a estratégia e o que se pretende para o porto, chegou-se a uma lista final de cinco indicadores para posterior implementação.
- O projeto educativo num território educativo de intervenção prioritária : conceção, elaboração e implementaçãoPublication . Carvalho, Luísa Maria Barbosa Santos Areia de; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasEste Relatório reporta-se a dois anos da minha vida profissional, setembro de 2009 a agosto de 2011, nos quais exerci funções técnico-pedagógicas na Direção Regional de Educação do Norte, integrando a Equipa do Gabinete de Apoio à Autonomia das Escolas (GAAE). Durante o período considerado e no âmbito dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, foram-me acometidas as seguintes funções: coordenar e acompanhar a operacionalização dos contratos celebrados no âmbito do Programa TEIP através do apoio à construção, implementação e desenvolvimento do Projeto Educativo dos Agrupamentos de Escolas TEIP, orientar a construção do dossiê técnico-pedagógico e respetivos mecanismos/instrumentos de autoavaliação/monitorização/autorregulação e acompanhar os procedimentos e atividades respeitantes à qualidade dos processos/produtos. As minhas funções visavam, ainda, a cooperação com outros serviços e instituições no desenvolvimento de projetos transversais relacionados com o acompanhamento, apoio e monitorização do Programa TEIP2, tendo por fim a realização de ações conjuntas de melhoria contínua e enriquecimento dos projetos. É neste contexto, e no papel de relatora/participante, que surge este relatório reflexivo. Assim, pretende-se refletir sobre a conceção, elaboração e implementação dos Projetos Educativos nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária que foram criados através de uma medida política educativa. Inicia-se com uma breve análise sobre a implementação dos programas “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”, TEIP1 e TEIP2, e os seus principais objetivos. Seguidamente é feita uma breve retrospetiva do enquadramento políticonormativo que tem suportado a construção de um Projeto Educativo (PE) de escola, tendo em conta um percurso debilmente articulado. Reflete-se, ainda, segundo Costa (2004), sobre o poder político-administrativo que decreta no sentido da centralidade do PE na gestão das escolas, mas que, por outro lado e de uma forma contraditória, tem criado condições legais para que tal não se verifique, encontrando-se aí poderosas razões para que estes documentos constituam meros artefactos nas organizações escolares. Atendendo à especificidade dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, é feita uma análise global da conceção dos PE, acompanhados pelo GAAE, salientando as suas semelhanças, no que concerne aos principais eixos, recorrendo à descrição supervisionada a que foram sujeitos, nas suas diferentes etapas, quer por mim como elemento da equipa técnico-pedagógica da DREN, quer pela administração central. Tecem-se, também, reflexões críticas sobre as diferenças encontradas. Por último, é feita uma análise crítica da implementação de um Projeto TEIP que acompanhei in loco, refletindo se este foi assumido como um instrumento de autonomia, gestão e administração ou como um mero artefacto na organização escolar TEIP considerada, tendo em vista fatores como a importância do diagnóstico, a liderança, a visão estratégica, as estratégias e metodologias utilizadas para a consecução dos resultados e o papel da monitorização na aferição do trabalho desenvolvido. Nas conclusões do relatório, apresenta-se uma projeção do conhecimento adquirido através da reflexão sobre a ação. Um olhar reflexivo sobre o conceito e implementação do PE e o impacto da liderança, estratégia e relação pedagógica no sucesso do Plano/Ação. Uma síntese prospetiva relativamente ao que se pode melhorar e quais as estratégias de ação que podem ser mais eficazes. Por fim, analisa-se a mobilização da aprendizagem adquirida com este relatório para a esfera profissional/organizacional.
