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Promoção da literacia em saúde de cuidadores de idosos em acolhimento familiar

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A concretização deste relatório encerra o percurso académico do Curso de Mestrado em Enfermagem Natureza Profissional na área de Especialização Enfermagem Comunitária descrevendo de forma crítica e reflexiva as atividades desenvolvidas no Estágio Módulo I e II. O envelhecimento faz parte da vida de cada pessoa a partir do momento que nasce, pelo que o cuidado ao idoso com dependência constitui um grande desafio para os prestadores de cuidados, principalmente para os cuidadores informais que sendo familiar, vizinho, amigo assumem a responsabilidade destes cuidados, remunerado ou não. O acolhimento familiar é uma resposta social que não tem sido uma opção prioritária em termos comunitários. Ao melhorar o acesso das pessoas às informações de saúde, e a sua capacidade de usá-la de forma eficaz, a literacia em saúde constitui uma condição chave na promoção e educação para saúde, na prevenção e gestão das doenças e empoderamento dos cidadãos e comunidade. Pela pertinência da temática e face ao diagnóstico de situação local, foi desenvolvido pela mestranda o projeto - Promoção da Literacia em Saúde dos Cuidadores de Idosos em Acolhimento Familiar, inserindo-se no plano estratégico de intervenção comunitária emergente, indo de encontro à linha estratégica de intervenção do ACES AS. Este trabalho foi desenvolvido numa USF onde se encontravam sinalizadas 78 famílias de acolhimento de pessoas idosas dependentes, identificadas 15 e aceitaram participar no estudo 9 destas famílias. A amostra considerada de conveniência foi constituída por 11 cuidadores e 24 pessoas idosas com dependência. Como instrumentos recolha de dados foram aplicados um formulário e grelha de observação, Escala NVS e Índice de Barthel para fazer o Diagnóstico Situação. Os cuidadores apresentam uma média de 59,6 anos, 89% são sexo feminino, 44,4% tem mais de 9 anos de escolaridade, e 33,3% tem o ensino primário incompleto ou sabe ler e escrever, 88,9% são remunerados pelos cuidados que prestam., 77,8% dos cuidadores apresenta uma elevada probabilidade de ter baixa literacia em saúde e 80% dos cuidadores com 12 anos escolaridade apresentam uma baixa literacia em saúde. Das 54 pessoas idosas identificados foram observadas 24, predomina o sexo feminino, idade superior a 80 anos e a patologia demencial, 61% das pessoas eram total mente dependentes e 26% apresentavam dependência grave. Em 73% dos cuidadores emergem necessidades educativas na área da comunicação, segurança, alimentação, eliminação e noções básicas de primeiros socorros. Assim, face ás necessidades educativas identificadas a mestranda desenvolveu um Projeto de suporte e educação para a saúde dirigido aos cuidadores de idosos em acolhimento familiar – Curso Orientar para Cuidar. Para a consecução deste trabalho foi fundamental para a mestranda conhecer as diversas atividades em que a UCC está envolvida ao nível do empoderamento comunitário. A importância dos parceiros ao nível da saúde, educação e social no trabalho em rede desenvolvido pela UCC, na abordagem multidisciplinar numa ação concertada entre todos. Ao enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária não basta ter conhecimentos da prática diária, é fundamental adquirir o método e o rigor científico na aquisição de competências que lhe permita uma abordagem complexa de situações singulares, e assegurar a transferência do conhecimento especializado para a prática quotidiana.
The completion of this report closes the academic career of the master's degree course in Nursing Professional Nature in Community Nursing Specialization describing a critical and reflective activities in stage I and Module II. Aging is a part of life of each person from the moment I was born, so the elderly dependence constitutes a major challenge for the healthcare providers, primarily for caregivers informal being familiar, neighbor, friend take responsibility of these, paid or unpaid. The foster care is a social response that has not been a priority in Community terms. To improve people's access to health information, and your ability to use it effectively, health literacy is a key condition on health education and promotion, the prevention and management of disease andempowerment of citizens and community. The relevance of the subject and in view of the local situation, the diagnosis was developed by master project -Promotion of health literacy of Caregivers of elderly in foster care, in the strategic plan of emerging Community intervention, going against the strategic line of intervention of the ACES This work was developed in a USF where were flagged 78 foster care of elderly dependents, identified 15 and agreed to participate in the study these 9 families.The sample considered of convenience was constituted by 11 caregivers and 24 older people with dependency. As instruments of data collection were applied in a form and grid of observation, Scale NVS and index of Barthel to make the diagnosis situation. Caregivers have a average of 59.6 years, 89% are female, 44.4% has more than 9 years of schooling, and 33.3% have primary education incomplete or know howto read and write, 88.9% are remunerated for providing care. The caregivers have an average of 59.6 years, 89% are female and 44.4% of caregivers has over 9 years of schooling, and 33.3% have a primary education is incomplete or know how to read and write, 88.9% are compensated for the care they provide, 77.8% of caregivers presents a high probability of having low health literacyand 80% of caregivers with 12 years schooling feature a low health literacy. Of the 54 older people identified were observed 24, predominantly females, age over 80 years and the pathology dementia, 61% of people were totally dependent and 26% had severe dependence. In 73% of caregivers emerge necessities education in communication, security, food, elimination and basics of first aid. Thus, in the face of ace educational needs identified in the graduate student developed a project to support and health education directed to caregivers of elderly in foster care - Travel Guide to care. To achieve this work was fundamental for the student to know the various activities in which the UCC is involved in terms of community empowerment. The importance of the partners in terms of health, education and social networking developed by UCC, in the multidisciplinary approach in a concerted action among all. The specialist nurse in Nursing in the community is not enough to have knowledge of daily practice, it is essential to acquire the method and the scientific rigor in the acquisition of competences which will enable a complex approach to natural situations, and ensure the transfer of expertise to the daily practice.

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Cuidador Pessoa idosa Literacia em saúde Educação para a saúde Empoderamento Caregiver Elderly person Health literacy Education for health Empowerment

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