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- Promoção da literacia em saúde de cuidadores de idosos em acolhimento familiarPublication . Leal, Maria Manuela Pinto Fernandes; Figueiredo, Amélia Maria SimõesA concretização deste relatório encerra o percurso académico do Curso de Mestrado em Enfermagem Natureza Profissional na área de Especialização Enfermagem Comunitária descrevendo de forma crítica e reflexiva as atividades desenvolvidas no Estágio Módulo I e II. O envelhecimento faz parte da vida de cada pessoa a partir do momento que nasce, pelo que o cuidado ao idoso com dependência constitui um grande desafio para os prestadores de cuidados, principalmente para os cuidadores informais que sendo familiar, vizinho, amigo assumem a responsabilidade destes cuidados, remunerado ou não. O acolhimento familiar é uma resposta social que não tem sido uma opção prioritária em termos comunitários. Ao melhorar o acesso das pessoas às informações de saúde, e a sua capacidade de usá-la de forma eficaz, a literacia em saúde constitui uma condição chave na promoção e educação para saúde, na prevenção e gestão das doenças e empoderamento dos cidadãos e comunidade. Pela pertinência da temática e face ao diagnóstico de situação local, foi desenvolvido pela mestranda o projeto - Promoção da Literacia em Saúde dos Cuidadores de Idosos em Acolhimento Familiar, inserindo-se no plano estratégico de intervenção comunitária emergente, indo de encontro à linha estratégica de intervenção do ACES AS. Este trabalho foi desenvolvido numa USF onde se encontravam sinalizadas 78 famílias de acolhimento de pessoas idosas dependentes, identificadas 15 e aceitaram participar no estudo 9 destas famílias. A amostra considerada de conveniência foi constituída por 11 cuidadores e 24 pessoas idosas com dependência. Como instrumentos recolha de dados foram aplicados um formulário e grelha de observação, Escala NVS e Índice de Barthel para fazer o Diagnóstico Situação. Os cuidadores apresentam uma média de 59,6 anos, 89% são sexo feminino, 44,4% tem mais de 9 anos de escolaridade, e 33,3% tem o ensino primário incompleto ou sabe ler e escrever, 88,9% são remunerados pelos cuidados que prestam., 77,8% dos cuidadores apresenta uma elevada probabilidade de ter baixa literacia em saúde e 80% dos cuidadores com 12 anos escolaridade apresentam uma baixa literacia em saúde. Das 54 pessoas idosas identificados foram observadas 24, predomina o sexo feminino, idade superior a 80 anos e a patologia demencial, 61% das pessoas eram total mente dependentes e 26% apresentavam dependência grave. Em 73% dos cuidadores emergem necessidades educativas na área da comunicação, segurança, alimentação, eliminação e noções básicas de primeiros socorros. Assim, face ás necessidades educativas identificadas a mestranda desenvolveu um Projeto de suporte e educação para a saúde dirigido aos cuidadores de idosos em acolhimento familiar – Curso Orientar para Cuidar. Para a consecução deste trabalho foi fundamental para a mestranda conhecer as diversas atividades em que a UCC está envolvida ao nível do empoderamento comunitário. A importância dos parceiros ao nível da saúde, educação e social no trabalho em rede desenvolvido pela UCC, na abordagem multidisciplinar numa ação concertada entre todos. Ao enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária não basta ter conhecimentos da prática diária, é fundamental adquirir o método e o rigor científico na aquisição de competências que lhe permita uma abordagem complexa de situações singulares, e assegurar a transferência do conhecimento especializado para a prática quotidiana.
- Plataforma de apoio ao estudo : monitorização do estudo de violino através das novas tecnologias : relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógicaPublication . Lima, Tânia Sofia Gomes; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesEste relatório é apresentado à Universidade Católica Portuguesa do Porto para obtenção do grau de mestre em Ensino de Música. Na primeira parte deste relatório é feita a descrição detalhada e a reflexão de todos os momentos da prática pedagógica: os objetivos, bem como as estratégias planeadas para os alcançar; apresentação das turmas e respetivos resultados; um registo de aulas dadas e assistidas e das planificações correspondentes; e, por fim, é elaborada uma descrição dos principais desafios da prática profissional, bem como os seus resultados. Na segunda parte deste relatório, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, intitulado “Plataforma de Apoio ao Estudo – Monitorização do estudo de violino através das novas tecnologias”. No projeto descreve-se a conceção, implementação e avaliação do projeto de intervenção, aplicado na Academia de Música Fernandes Fão. Consta também uma reflexão sobre a avaliação do impacto que as novas tecnologias têm nos jovens da atualidade e, principalmente, de que forma será possível a sua aplicação como ferramenta fundamental de apoio ao estudo diário de cada um.
- Membrana aminiótica no tratamento de úlceras de etiologia venosa no membro inferiorPublication . Folhadela, Ana Paula Oliveira Duarte Silva; Alves, Paulo Jorge PereiraViver com uma ferida afeta a qualidade de vida das pessoas, independentemente da etiologia da mesma. Torna-se emergente estudar formas de diminuir este impacto na vida da pessoa com ferida. Um dos tratamentos possíveis de úlceras do membro inferior é a utilização da membrana amniótica, mas ainda é pouco conhecido. O tratamento com a membrana amniótica tem constituído uma grande aposta, pela promessa duma melhoria significativa na qualidade de vida humana. Possui várias propriedades biológicas tais como a redução da carga bacteriana e a promoção da cura de feridas infetadas. Tem como especificidade não induzir a rejeição imunológica após o transplante pelo fato de não expressar os antigénios de histocompatibilidade, tornando-se uma opção de enxerto. Neste sentido a utilização deste recurso no tratamento de úlceras do membro inferior surge como ponto de partida para um estudo de série de casos de úlceras venosas tratadas com uso de membrana amniótica. Para tal a nossa amostra constitui-se de cinco pessoas com úlcera venosa e que aceitaram participar no estudo. Foram submetidas ao tratamento protocolado e monitorizada a intervenção. Em três dos sujeitos da amostra houve cicatrização, sendo que os dois restantes participantes obtiveram uma melhoria durante a fase de intervenção mas sem cicatrização completa. Escrever os resultados da dor, da redução da área da ferida tal sugere a necessidade de novos estudos para assegurar a sua eficácia.