Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.11 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Climate change and the associated need to shift economic systems towards a circular approach are arguably among the greatest challenges of the 21st century. As policymakers and societies struggle to find suitable solutions, music festivals are stepping into this role to provide ideal testing grounds for circular innovations, as their existence can be compared to small-scale versions of cities. To investigate on this, the report therefore focuses on the categories that cause the most environmental damage at music festivals. These include water and sanitation, energy and electricity, audience travel and logistics, food and drink, and waste, materials and textiles. Hereby, case studies and best practice examples from European music festivals are discussed, while my internship experiences and additional expert interviews add to the body of knowledge. In discussing these concerns, a link is made to social sustainability and digitalization, as they contribute to changing the circular economy of music festivals and beyond likewise. As the report shows, each category addressed at
European music festivals presents promising sustainable and circular solutions that can be applied in society, providing an ideal basis for policy adaptation. In particular, the experts interviewed confirm that policymakers are receptive to this approach and see music festivals as an exemplary base. The innovations and solutions presented bear the potential to contribute to the European Union's goal of becoming carbon neutral and fully circular by 2050. However, there is no evidence yet that music festivals have already actively influenced political decisions towards a circular economy within the European Union.
As alterações climáticas e a necessidade associada de mudar os sistemas económicos para uma abordagem circular estão, sem dúvida, entre os maiores desafios do século XXI. Numa altura em que os decisores políticos e as sociedades se esforçam por encontrar soluções adequadas, os festivais de música estão a assumir este papel, constituindo campos de ensaio ideais para inovações circulares, uma vez que a sua existência pode ser comparada a versões em pequena escala das cidades. Para investigar este facto, o relatório centra-se, nas categorias que causam mais danos ambientais nos festivais de música. Estas incluem a água e o saneamento, a energia e a eletricidade, as deslocações do público e a logística, os alimentos e as bebidas e os resíduos, materiais e têxteis. Para o efeito, são discutidos estudos de caso e exemplos de boas práticas de festivais de música europeus, enquanto a experiência de estágio e entrevistas adicionais a especialistas contribuem para o acervo de conhecimento. Ao discutir estas preocupações, é feita uma ligação à sustentabilidade social e à digitalização, uma vez que contribuem para alterar a economia circular dos festivais de música e não só. Como mostra o relatório, cada categoria abordada nos festivais de música europeus apresenta soluções sustentáveis e circulares promissoras que podem ser aplicadas na sociedade, constituindo uma base ideal para a adaptação das políticas. Em particular, os peritos entrevistados confirmam que os decisores políticos estão recetivos a esta abordagem e também veêm os festivais de música como uma base exemplar. As inovações e soluções apresentadas têm o potencial de contribuir para o objetivo da União Europeia de se tornar neutra em carbono e totalmente circular até 2050. No entanto, ainda não há provas de que os festivais de música já tenham influenciado ativamente as decisões políticas no sentido de uma economia circular na União Europeia.
As alterações climáticas e a necessidade associada de mudar os sistemas económicos para uma abordagem circular estão, sem dúvida, entre os maiores desafios do século XXI. Numa altura em que os decisores políticos e as sociedades se esforçam por encontrar soluções adequadas, os festivais de música estão a assumir este papel, constituindo campos de ensaio ideais para inovações circulares, uma vez que a sua existência pode ser comparada a versões em pequena escala das cidades. Para investigar este facto, o relatório centra-se, nas categorias que causam mais danos ambientais nos festivais de música. Estas incluem a água e o saneamento, a energia e a eletricidade, as deslocações do público e a logística, os alimentos e as bebidas e os resíduos, materiais e têxteis. Para o efeito, são discutidos estudos de caso e exemplos de boas práticas de festivais de música europeus, enquanto a experiência de estágio e entrevistas adicionais a especialistas contribuem para o acervo de conhecimento. Ao discutir estas preocupações, é feita uma ligação à sustentabilidade social e à digitalização, uma vez que contribuem para alterar a economia circular dos festivais de música e não só. Como mostra o relatório, cada categoria abordada nos festivais de música europeus apresenta soluções sustentáveis e circulares promissoras que podem ser aplicadas na sociedade, constituindo uma base ideal para a adaptação das políticas. Em particular, os peritos entrevistados confirmam que os decisores políticos estão recetivos a esta abordagem e também veêm os festivais de música como uma base exemplar. As inovações e soluções apresentadas têm o potencial de contribuir para o objetivo da União Europeia de se tornar neutra em carbono e totalmente circular até 2050. No entanto, ainda não há provas de que os festivais de música já tenham influenciado ativamente as decisões políticas no sentido de uma economia circular na União Europeia.
Description
Keywords
Music festivals Sustainability Circular economy Political change Power of music Festivais de música Sustentabilidade Circularidade Mudança política Poder da música