Repository logo
 
Publication

O vídeo como ferramenta de aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRestivo, Francisco José Oliveira
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana
dc.contributor.authorCruz, Sara Eduarda Silva
dc.date.accessioned2019-04-10T13:40:00Z
dc.date.issued2017-05-09
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractOs atuais papéis e funções do professor não podem ver-se reduzidos à transmissão de saberes e de valores mais ou menos estáticos. O desenvolvimento da sociedade e a incerteza das mudanças exigem, hoje, do professor, um profissional qualificado e atento ao evoluir da sociedade. A evolução das novas tecnologias tem produzido uma verdadeira revolução nas metodologias de ensino, através de uma utilização cada vez maior de computadores e do desenvolvimento de ferramentas educacionais e de criação de novos conteúdos. O recurso às tecnologias digitais como uma nova forma de aprendizagem é já um elemento habitual no mundo atual. O presente relatório tem como objetivos realizar uma reflexão sobre o papel do professor na sociedade contemporânea e descrever, de forma detalhada, o trabalho e experiência profissional enquanto professora estagiária, realizado na Escola Secundária Camilo Castelo Branco. A aplicação prática pedagógica realizou-se numa turma do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. É objetivo, também, apresentar o tema de investigação que debruça-se sobre a utilização de um meio multimédia mais precisamente do vídeo, no contexto de ensino e de aprendizagem. Procede-se a uma revisão da literatura acerca desta temática em particular, com o intuito de se concluir qual o atual estado da utilização de tal meio multimédia, bem como a sua adequação ao longo de todo o processo de ensino e de aprendizagem. Pretende-se constatar se a utilização do vídeo permite um sucesso superior por parte dos alunos, ou se, por outro lado, não representa qualquer tipo de melhoria no seu processo de aprendizagem. A experiência realizada veio corroborar a ideia de que uso da ferramenta vídeo pode tornar o processo de ensino/aprendizagem mais estimulante, capaz de criar motivação e produzir aprendizagens mais significativas.pt_PT
dc.description.abstractCurrent roles and functions of the teacher can not be limited to the transmission of knowledge and more or less static values. The current development of the society and the uncertainty of the changes require a teacher that is a qualified professional and also attentive to the evolution of society. The development of new technologies has produced a revolution in teaching methods through an increased use of computers, the development of educational tools and the creation of new digital content. The use of digital technologies, as a new form of learning, is already a regular feature in today's world. This present report aims to reflect on the role of teachers in contemporary society and to describe, in detail, the work and professional experience as a teacher trainee, held at the Camilo Castelo Branco High School. The pedagogical practice application was done a class of twelve graders beloning to the course of Technical Professional of Management and Programming Information Systems. The objective is also to present the topic of research that focuses on the use of digital media, more precisely: video, in the teaching and learning context. To that effect, a revision of the state-of-the-art on this particular topic was done with the purpose of evaluating the current state of use of such digital media, as well as its suitability to the process of teaching and learning. It is intended to establish whether or not the use of digital video contributes to a higher levels of success by the students. This experience confirms the idea that using the video tool can make in the teaching and learning context more stimulating, capable of creating motivation and producing more meaningful learning.pt_PT
dc.identifier.tid201696878pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27363
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMultimédiapt_PT
dc.subjectVídeo como ferramenta de aprendizagempt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectMultimediapt_PT
dc.subjectVideo as a learning toolpt_PT
dc.subjectSupervised teachingpt_PT
dc.titleO vídeo como ferramenta de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Informáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201696878.pdf
Size:
22.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: