Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os adolescentes e o projeto de vida : uma proposta de lecionação para a UL 3 do 9ºano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203714113.pdf2.65 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho pretende colocar em evidência o caminho percorrido ao longo de um ano letivo, reflexões, planificações, relatórios, atividades, são a coluna vertebral do trabalho. Tem sido uma longa jornada de altos e baixos, mas acima de tudo de um grande enriquecimento pessoal e profissional. O contato com os alunos, os colegas de estágios e a professora cooperante foram de uma riqueza enorme, a entreajuda, a partilha foram pontos fulcrais que estiveram sempre presentes. Tivemos a oportunidade de fazer uma experiência muito positiva, pois como não tenho nenhuma experiência como professor de EMRC, a prática letiva, os conselhos da professora cooperante e dos colegas são de uma importância muito grande e de uma ajuda crucial no meu desenvolvimento pessoal e profissional. O caminho da vida, assim como aquele de professor não se pode fazer sozinho, mas sim acompanhado com um espírito de abertura e disponibilidade para aprender e também humildade para reconhecer que todos os dias somos desafiados a aprender coisas novas. Neste trabalho colocaremos em destaque o trabalho que foi realizado com a turma do 9º D na escola Pedro d’Orey da Cunha na Damaia. Ficando responsável por lecionar as duas últimas unidades letivas, Deus, o grande mistério, e o Projeto de Vida (que será a minha unidade de referência).
This work aims to highlight the path taken throughout an academic year. Reflections, planning, reports, and activities are the backbone of the work. It has been a long journey of ups and downs and great personal and professional enrichment. The contact with the students, internship colleagues, and the cooperating teacher was enormously rich, and mutual help and sharing were crucial points that were always present. We had the opportunity to have a very positive experience; as I have no experience as an EMRC teacher, the teaching practice and the advice from the cooperating teacher and colleagues are of great importance and crucial help in my personal and professional development. The path of life, like that of a teacher, cannot be done alone but rather accompanied by a spirit of openness and willingness to learn and humility to recognise that we are challenged to learn new things every day. This work will highlight the work carried out with the 9th-grade class at the Pedro d’Orey da Cunha school in Damaia. I was responsible for teaching the last two teaching units, God, the great mystery, and the Life Project (which will be my reference unit).

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionado EMRC Adolescentes Projeto de vida Vocação Discernimento Christus vivit Supervised teaching practice EMRC Teenagers Vocation Discernment

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue