Repository logo
 
Publication

Construção do programa da disciplina de orquestra da Escola Profissional Artística do Vale do Ave

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorAntunes, Paulo
dc.contributor.advisorCosta, Cesário
dc.contributor.authorMachado, Luís Filipe Carvalho
dc.date.accessioned2015-05-11T13:50:57Z
dc.date.available2015-05-11T13:50:57Z
dc.date.issued2013-11-06
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractA presente dissertação tem como finalidade a construção de um programa para a disciplina de Orquestra dos cursos Básico de Instrumentista de Cordas (3º ano), Instrumentista de Cordas e Tecla e Instrumentista de Sopro e Percussão, da Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE. A partir da prática e experiência do autor como aluno desta disciplina de 1992-1996, da sua prática pedagógica a lecionar esta disciplina desde 2005, da consulta de outros especialistas nesta área e da revisão bibliográfica realizada, pretende-se construir um plano de ação que visa facilitar a aprendizagem seguindo uma dada linha e sequência. A orientação metodológica seguida fez a opção pelas abordagens qualitativas, mais concretamente a análise documental. Para a elaboração deste programa a investigação realizada centrou-se em dois pontos principais: (1) na identificação das competências necessárias para um instrumentista de orquestra, (2) na explicação das orientações metodológicas consideradas na elaboração do programa.por
dc.description.abstractThe present dissertation has the purpose of building an educational program for the Orchestra Subject for the courses Basic String Instrumentalist (3rd year), String Instrumentalist and Wind Instrumentalist of the Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE. Based on the author experience as a student of this subject in ARTAVE from 1992-1996 and his pedagogical practice, who teaches this subject since 2005, the advice of expertise’s in this area and supported by literature review, the author aims to build an action plan that will promote learning experiences following a given line and sequence. The methodological orientation model followed chooses the qualitative approaches namely document analysis. To create this program the research focused on two main points: (1) the identification of the skills needed for an orchestral musician, (2) the explanation of methodological guidelines considered in developing an educational program.por
dc.identifier.tid201493926
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17539
dc.language.isoporpor
dc.titleConstrução do programa da disciplina de orquestra da Escola Profissional Artística do Vale do Avepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201493926.pdf
Size:
922.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: