Repository logo
 
Publication

Relação pedagógica : que implicações na perceção da disciplina de educação visual?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAzevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
dc.contributor.authorFaria, Rui Miguel de Araújo
dc.date.accessioned2017-10-20T10:49:10Z
dc.date.available2017-10-20T10:49:10Z
dc.date.issued2014-06-12
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractVários estudos nacionais e internacionais mostram a pertinência da Relação Pedagógica na Aprendizagem e Sucesso académico dos alunos. Ribeiro (1991) apresentou um dos primeiros modelos atuais da Relação Pedagógica: Relação Pedagógica de Agrado que preconiza uma interação professor-aluno em que o primeiro atrai a si a atenção dos seus alunos pelas estratégias que utiliza dentro da sala de aula. De forma a estudar a perceção dos alunos da Relação Pedagógica estabelecida com os professores Wubbels, Creaton e Hooymayes (1985), propuseram o Modelo Interpessoal do Comportamento do Professor. Partindo dos modelos anteriores realizamos um estudo de caso junto de 23 alunos a frequentar uma turma do 7º ano de escolaridade, com os seguintes objetivos: conhecer a perceção dos alunos relativamente à Relação Pedagógica e seu impacto na motivação para a disciplina de Educação Visual (EV); construir e implementar um programa de atividades de aula para promover a Relação Pedagógica de Agrado; avaliar o impacto do programa na perceção da Relação Pedagógica e da motivação na disciplina de EV. Este estudo contemplou três fases: pré-teste e caraterização dos alunos; implementação do programa; pós-teste e análise do impacto do programa. Recorreu-se aos seguintes instrumentos: Questionário sócio demográfico, Questionário de Avaliação das estratégias pedagógicas do Professor (ambos construídos para este estudo) e o Questionário de Interação do professor (QIP) (Azevedo et al, 2012) Os principais resultados apontam para mudanças positivas na perceção dos alunos relativamente à Relação Pedagógica (como o professor é entusiasta na abordagem dos conteúdos, desperta a atenção dos alunos, promove a ligação entre a disciplina e a realidade) e à disciplina de EV.pt_PT
dc.description.abstractSeveral national and international studies demonstrate the relevance of the Educational Relationship on learning and academic success of students. Ribeiro (1991) presented one of the earliest current models of Pedagogical Relationship: Relationship of Pedagogical Satisfaction, advocating a teacher-student interaction in which the first attracts the students’ attention to the strategies used within the classroom. In order to study the students' perception of the Pedagogical Relationship established with teachers, Wubbels, Creaton and Hooymayes (1985) proposed the Interpersonal Model of Teacher's Behaviour. Taking these models as a starting point, we conducted a case study with 23 students attending a 7th grade level class, with the following objectives: knowing the students' perception regarding the Pedagogical Relationship and its impact on the motivation for the subject of Visual Education (VE); building and implementing a programme of classroom activities to promote the pedagogical Relationship Satisfaction; assessing the impact of the programme on the perception of the Pedagogical Relationship and motivation in the subject of VE. This study consists of three phases: pre-testing and characterisation of pupils; programme implementation; post-testing and programme impact analysis. We have resorted to the following instruments: socio-demographic questionnaire, questionnaire for evaluation of teacher's pedagogical strategies (both constructed for this study) and the questionnaire of teacher interaction (QTI) (Azevedo et al., 2012). The main results point to positive changes on students' perception regarding the Pedagogical Relationship (due to teacher's enthusiasm in content approach, students' attention is aroused, promoting the link between the subject and reality) and to the subject of VE.pt_PT
dc.identifier.tid201677490pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23172
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectPerceção da disciplina de educação visualpt_PT
dc.subjectPedagogic relationshippt_PT
dc.subjectPerception of the visual education subjectpt_PT
dc.titleRelação pedagógica : que implicações na perceção da disciplina de educação visual?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201677490.pdf
Size:
4.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: