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A meritocracia escolar no 1º ciclo : interpelações às aprendizagens, bem-estar e justiça
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
dc.contributor.advisor | Alves, José Joaquim Ferreira Matias | |
dc.contributor.author | Moreira, Agostinho Coelho | |
dc.date.accessioned | 2025-07-11T19:00:03Z | |
dc.date.available | 2025-07-11T19:00:03Z | |
dc.date.issued | 2025-06-17 | |
dc.date.submitted | 2025-04 | |
dc.description.abstract | A sociedade de hoje vive numa contínua busca de melhor e dos melhores. As escolas, enquanto ecossistemas da sociedade, também apresentam um dinamismo onde o mérito é valorizado e premiado. O ensino privado tende a fomentar ainda mais este culto do mérito. No entanto, onde há a valorização daqueles que se distinguem pela excelência, há também um “esquecer” de muitos outros que não conseguem atingir esse nível meritório, segundo os padrões pré-definidos. A pedagogia salesiana considera que “A Educação é assunto do Coração” e propõe uma educação integral que vai para além do conhecimento académico que resulta numa relação afetiva entre educador e educando. A presente investigação procurou perceber, praticamente desde o início do percurso escolar, se a cultura do mérito é promotora de mais e melhores aprendizagens para todos os alunos e se também tem efeitos na perceção do bem-estar e da justiça. A investigação foi realizada num contexto concreto (grande colégio privado, habitualmente no top 10 do ranking nacional de escolas do secundário) e numa faixa etária determinada (alunos do 3º e 4º anos de escolaridade). Além da perspetiva dos alunos sobre os quadros de mérito, o presente trabalho procurou, também, a perceção dos pais sobre este assunto, uma vez que eles são um elemento muito importante em todo este processo e, não esquecendo a centralidade o professor, procurou-se perceber o que estes pensam sobre a temática. Por fim procurou-se perceber como esta prática se articula com a Proposta Educativa das Escolas Salesianas. Tratou-se de um estudo de caso intrínseco com uma abordagem qualitativa combinada com uma abordagem quantitativa. A abordagem qualitativa, através de focus group, foi usada com os alunos e professores e a abordagem quantitativa, através de inquérito, foi aplicada aos alunos e pais. A recolha de todos estes dados decorreu no 3º período do ano letivo 2023-24 e abrangeu um universo de 176 alunos (88 alunos do 3º ano e 88 alunos do 4º ano), os seus pais e professores. Os resultados mostram que, tal como na sociedade, a cultura meritocrática divide as pessoas. São muitos os que a valorizam (porque beneficiários dela), outros muito críticos pelas consequências. Para as escolas e em concreto para a Escola Salesiana onde o estudo foi realizado, são propostas medidas que têm como objetivo minimizar as consequências negativas desta cultura meritocrática, em especial na pedagogia, na relação pedagógica e na classificação/avaliação dos alunos. Esta dissertação é constituída por dois volumes, a dissertação em si e um segundo volume com os anexos. | por |
dc.description.abstract | Today’s society is perpetually searching for better and the best. Schools, as ecosystems of society, also present a dynamism where merit is valued and rewarded. Private education further encourages this culture of meritocracy. However, where there are those who are recognised for their excellence, there are also those who are ‘overlooked’ according to the predefined standards of merit. Salesian pedagogy considers that "Education is a matter of the heart" and advocates for a holistic educational approach that goes beyond the transmission of academic knowledge that results in an affective relationships between teachers and learners. The present study aimed to examine, from the early stages of formal education, whether a culture of merit promotes more and better learning for all students, and whether it also impacts perceptions of well-being and fairness. The research was conducted within a specific context—namely, a large private school consistently ranked among the top ten secondary schools nationally—and focused on a defined age group (students in Year 3 and Year 4). Besides the students’ perspectives of the honour rolls, this present study also questioned their parents’ perceptions since they are an important element in this process. Recognising the pivotal role of teachers, their insights were equally explored. The study further sought to evaluate how this practice aligns with the Salesian Educational Proposal. This intrinsic case study employed both a qualitative and quantitative approach. Focus groups involving pupils and teachers permitted the collection of qualitative data, while quantitative data were collected via questionnaires administered to both pupils and their parents. Data collection occurred during the third term of the 2023–24 academic year and involved 176 pupils (88 from Year 3 and 88 from Year 4), along with their respective parents and teachers. Mirroring society, the findings demonstrate that meritocratic culture divides people: while many participants valued it—often as beneficiaries of the system—others expressed significant criticism regarding its consequences. Measures that can mitigate the negative implications of merit-based culture, especially in the areas of pedagogy, teacher-pupil relationships, and assessment practices, with particular reference to the Salesian school in which the study was carried out, are proposed. This dissertation is composed of two volumes, the dissertation itself and a second volume with the appendices. | eng |
dc.identifier.tid | 203965221 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/53888 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Meritocracia | |
dc.subject | Justiça escolar | |
dc.subject | Equidade | |
dc.subject | 1º ciclo | |
dc.subject | Colégios privados | |
dc.subject | Meritocracy | |
dc.subject | School fairness | |
dc.subject | Equity | |
dc.subject | 1st cycle (lower primary school) | |
dc.subject | Private schools | |
dc.title | A meritocracia escolar no 1º ciclo : interpelações às aprendizagens, bem-estar e justiça | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |
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