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Rompendo o ciclo de violĂȘncia : influĂȘncia da parentalidade positiva no desenvolvimento infantil

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Abstract(s)

A violĂȘncia contra crianças e adolescentes persiste como um problema social complexo e multifacetado, com impactos negativos duradouros no seu desenvolvimento. Nesse contexto, a parentalidade positiva emerge como uma estratĂ©gia promissora para mitigar esses efeitos e fomentar um ambiente familiar saudĂĄvel e protetor. A presente pesquisa qualitativa, de natureza empĂ­rica, investigou a influĂȘncia do programa de parentalidade positiva "Crescer Aprendendo" no desenvolvimento infantil de crianças matriculadas em trĂȘs escolas municipais (EMEF Leolina Batista Ramos, CEI Fernanda Brito e CEI Maria Elcir Oliveira) no municĂ­pio de Aquiraz, CearĂĄ, Brasil. O programa visa fortalecer os vĂ­nculos entre a comunidade educativa e as famĂ­lias, promovendo o desenvolvimento integral das crianças por meio de encontros parentais temĂĄticos. A pesquisa envolveu a participação de mĂŁes de alunos, tĂ©cnicos da secretaria municipal, gestores escolares e profissionais do programa. A coleta de dados foi realizada atravĂ©s de observação participante nos encontros parentais e entrevistas semiestruturadas com os diferentes atores envolvidos. Os principais resultados indicam uma percepção generalizada de melhoria no desenvolvimento infantil, fortalecimento dos laços familiares e escolares, e mudanças positivas nas prĂĄticas parentais apĂłs a implementação do programa. As mĂŁes relataram maior diĂĄlogo e paciĂȘncia com os filhos, enquanto gestores e professores observaram um ambiente escolar mais acolhedor e engajado. A pesquisa demonstra o potencial de programas de parentalidade positiva como o "Crescer Aprendendo" para romper o ciclo de violĂȘncia e promover um futuro mais promissor para as crianças.
Violence against children and adolescents persists as a complex and multifaceted social problem, with lasting negative impacts on their development. In this context, positive parenting emerges as a promising strategy to mitigate these effects and foster a healthy and protective family environment. This qualitative, empirical research investigated the influence of the positive parenting program "Growing Up Learning" on the child development of children enrolled in three municipal schools (EMEF Leolina Batista Ramos, CEI Fernanda Brito and CEI Maria Elcir Oliveira) in the city of Aquiraz, CearĂĄ, Brazil. The program aims to strengthen the bonds between the educational community and families, promoting the integral development of children through thematic parenting meetings. The research involved the participation of mothers of students, technicians from the municipal department, school administrators and professionals from the program. Data collection was carried out through participant observation in the parenting meetings and semi-structured interviews with the different actors involved. The main results indicate a general perception of improvement in child development, strengthening of family and school ties, and positive changes in parenting practices after the implementation of the program. Mothers reported greater dialogue and patience with their children, while administrators and teachers observed a more welcoming and engaged school environment. The research demonstrates the potential of positive parenting programs such as "Growing Up Learning" to break the cycle of violence and promote a more promising future for children.

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Parentalidade positiva Acolhimento Encontros parentais Desenvolvimento infantil Escola FamĂ­lia Positive parenting Welcoming Parental meetings Child development School Family

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