Repository logo
 
Publication

Educar para a diferença : pilar de uma sociedade pacífica

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorVaranda, Maria Isabel Pereira
dc.contributor.authorFerreira, Teresa Cristina Fernandes
dc.date.accessioned2017-08-03T10:33:34Z
dc.date.available2017-08-03T10:33:34Z
dc.date.issued2017-07-13
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO mundo em que vivemos está cheio de conflitos, de guerra, de pobreza, de pessoas que se distanciam umas das outras apenas por causa das suas proveniências geográficas e por causa das suas religiões. Vivemos num tempo em que a solidariedade entre os seres humanos e o respeito pelas diferenças rareia e se torna evidente a indiferença pelo sofrimento do outro. Urge dar a volta a esta situação e empreender verdadeiramente o projeto de Deus para a Paz. O presente estudo toma como ponto de partida a Paz e visa a sua análise à luz da literatura cristológica, nomeadamente as mensagens pontifícias para o Dia Mundial da Paz e a Carta Encíclica de João XXIII Pacem in Terris. A partir dos conhecimentos adquiridos nesta abordagem à Paz empreende-se uma ligação da mesma à educação por forma a sustentar esta última como o instrumento preferencial para implantação da primeira. Assim abre-se o caminho para a compreensão da importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no processo de construção da Paz e para a justificação do papel que o docente desta disciplina desempenha na consolidação de personalidades ávidas de tolerância, respeito, dignidade, amor e Paz.pt_PT
dc.description.abstractThe world we live in is full of conflicts, of war, of poverty, of people who distance themselves from one another only because of their geographical origins and based on religious prepossession. We live in a time in witch solidarity and respect for differences between men and women is rare and the indifference to the suffering of the other becomes evident. It is urgent to turn this situation around and truly undertake God's plan for peace. The present study takes as a starting point the concept of peace and aims to analyze it in the light of the Christological literature, namely the pontifical messages for the World Day of Peace and the Encyclical Letter of John XXIII Pacem in Terris. Based on the knowledge acquired in this approach to peace, a link is made to education in order to support it as the preferred instrument for implementing God projects for humankind. By this way we opened the path to the understanding of the importance of the discipline of Religious Education and Catholic Moral in the process of peace building and find the way to justify the role that the teacher of this discipline plays in the consolidation of eager for tolerance, respect, dignity, love and peace personalities.pt_PT
dc.identifier.tid201720086pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22740
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPazpt_PT
dc.subjectPontificadopt_PT
dc.subjectMensagempt_PT
dc.subjectTolerânciapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectRespeitopt_PT
dc.subjectDiferençapt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectConstruçãopt_PT
dc.subjectAmorpt_PT
dc.subjectSolidariedadept_PT
dc.subjectPeacept_PT
dc.subjectPontificatept_PT
dc.subjectMessagept_PT
dc.subjectTolerancept_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectRespectpt_PT
dc.subjectDifferencept_PT
dc.subjectSocietypt_PT
dc.subjectYoung peoplept_PT
dc.subjectConstructionpt_PT
dc.subjectLovept_PT
dc.subjectSolidaritypt_PT
dc.titleEducar para a diferença : pilar de uma sociedade pacíficapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201720086.pdf
Size:
7.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: