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Advisor(s)
Abstract(s)
Nowadays the Sustainable Packaging theme is very trendy. The impact of the pollution, global warming and other circumstances led people to get more concerned about their habits and their effect on the planet. Regulations have increased and companies need to stay tuned and meet consumers’ expectations and wants.
The aim of this dissertation is to understand the impact of the Packaging Stimulus (Sustainable vs Normal packaging) on the Purchase Intent of the consumers. The conceptual model includes two mediators – Perceived Value and WTP - that may affect the dependent variable.
In depth interviews and an online survey were run, which allowed collecting both qualitative and quantitative data. 182 valid responses were gathered in the online survey. The results showed that the Packaging Stimulus does not have a direct significant impact on the Purchase Intent of consumers. The same happened that the overall model, with two mediators. However, if the model would be using only one mediator - WTP – there is a significant impact on the dependent variable. Moreover, Sustainable Packaging was defined as a package that can be reused and recycled. These conclusions have managerial impact, as the Sustainable Packaging theme is very relevant nowadays, and companies could use this information to make strategic decisions, such as whether to offer the consumer the option to buy a Sustainable option.
Hoje em dia o tema das embalagens sustentáveis é relevante. O impacto na poluição, no aquecimento global e noutros acontecimentos levou as pessoas a ficarem alerta em relação aos seus hábitos e os respectivos efeitos no planeta. A legislação das embalagens tem aumentado e as organizações precisam de prestar atenção e respeitar os desejos dos consumidores. O objectivo desta tese é perceber o impacto das embalagens sustentáveis na intenção de compra dos consumidores. O modelo conceptual inclui dois mediadores – valor atribuído e predisposição para pagar – que podem afectar a variável dependente. Foram feitas entrevistas e um questionário online, que levaram a tirar conclusões qualitativas e quantitativas. 182 respostas foram alcançadas no questionário. Os resultados mostram que o estímulo da embalagem (e a embalagem sustentável) não tem um efeito directo na intenção de compra. O mesmo acontece com o modelo geral, com dois mediadores. No entanto, se o modelo usar um mediador – predisposição de compra – há um impacto significativo na variável dependente. A embalagem sustentável foi definida como embalagens que podem ser reutilizadas e recicladas. Estas conclusões têm impacto na gestão das empresas dado que as embalagens sustentáveis são um tema muito relevante hoje em dia. Assim, as empresas poderiam usar esta informação para tomarem decisões estratégicas, como por exemplo se devem dar a opção das embalagens sustentáveis aos consumidores.
Hoje em dia o tema das embalagens sustentáveis é relevante. O impacto na poluição, no aquecimento global e noutros acontecimentos levou as pessoas a ficarem alerta em relação aos seus hábitos e os respectivos efeitos no planeta. A legislação das embalagens tem aumentado e as organizações precisam de prestar atenção e respeitar os desejos dos consumidores. O objectivo desta tese é perceber o impacto das embalagens sustentáveis na intenção de compra dos consumidores. O modelo conceptual inclui dois mediadores – valor atribuído e predisposição para pagar – que podem afectar a variável dependente. Foram feitas entrevistas e um questionário online, que levaram a tirar conclusões qualitativas e quantitativas. 182 respostas foram alcançadas no questionário. Os resultados mostram que o estímulo da embalagem (e a embalagem sustentável) não tem um efeito directo na intenção de compra. O mesmo acontece com o modelo geral, com dois mediadores. No entanto, se o modelo usar um mediador – predisposição de compra – há um impacto significativo na variável dependente. A embalagem sustentável foi definida como embalagens que podem ser reutilizadas e recicladas. Estas conclusões têm impacto na gestão das empresas dado que as embalagens sustentáveis são um tema muito relevante hoje em dia. Assim, as empresas poderiam usar esta informação para tomarem decisões estratégicas, como por exemplo se devem dar a opção das embalagens sustentáveis aos consumidores.
Description
Keywords
Sustainable Packaging Purchase intent Consumers Perceived value Willingness to pay Sustentável Embalagens Intenção de compra Consumidor Valor percpetível Predisposição de compra