Repository logo
 
Publication

Crianças, famílias e equipa educativa : jornadas de envolvimento das famílias e de aprendizagem das crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, João Manuel Formosinho
dc.contributor.authorPassos, Filipa Manuela Lopes
dc.date.accessioned2020-02-05T09:49:28Z
dc.date.issued2018-03-22
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEsta investigação enquadra-se no âmbito das pedagogias participativas – especiaficamente a Pedagogia-em-Particiapação (Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Formosinho, Monge & Oliveira-Formosinho, 2016; Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b; Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2001, 2013b; Formosinho & Pascal, 2016) – e foca o envolvimento das familias no quotidiano educativo e a aprendizagem das crianças, através da construção de uma equipa educativa de sala participativa. O estudo desenvolve-se ao longo de quatro anos letivos, nas valências de creche e educação pré-escolar do Centro Infantil Olivais Sul, situado em Lisboa. Sabe-se que o envolvimento das famílias das crianças na educação de infância pode assumir diversas formas. Este estudo centra-se na importância do envolvimento das famílias no quotidiano das aprendizagens das crianças. A metodologia da investigação situa-se no paradigma qualitativo, desenvolve-se através de um estudo de caso (Stake, 2012) de natureza praxeológica (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016a) e utiliza o portfólio de desenvolvimento profissional da educadora e os portfólios individuais das crianças para revelar as jornadas de envolvimento parental pedagógico e as aprendizagens das crianças. A ética do estudo cumpre-se pelo consentimento por escrito dos encarregados de educação das crianças, da instituição e das auxiliares. O modo como se contrói a equipa educativa de sala tem múltiplos impactos: o estilo de interações desenvolvidas com as crianças e suas famílias; o bem-estar das crianças, famílias e profissionais; a forma como as famílias se envolvem; o desenvolvimento profissional da educadora e auxiliares. Pretende-se que o estudo tenha implicações para as políticas públicas e de formação de educadores e de auxiliares, assim como para as práticas pedagógicas em salas de creche e educação pré-escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis research fits in participatory pedagogies – specifically Pedagogy-in-Participation (Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Formosinho, Monge & Oliveira-Formosinho, 2016; Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b; Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2001, 2013b; Formosinho & Pascal, 2016) – and it focuses families involvement in educational daily routine and children’s learning, through the construction of a participatory educational team. The study develops along four years, in crèche and preschool beased in Olivais Sul Early Years Centre, in Lisbon. It´s known that families involvement in early childhood education can assume diverse ways. This study centers on the importance of families involvement in the children’s daily learnings. The research methodology in inserted in the qualitativ paradigm, develops through a case study (Stake, 2012) with a praxeological nature (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016a) and uses the professional development portfolio and children’s individual portfolios. The ethics of the study was fulfilled by written consent of children’s parents, the institution and the assistants. The way na educational team is constructed has multiple impacts: the interactions style developed with children and families; the well-being of children, families and professionals; the way families involve themselves; the educator and assistants professional developments. It’s desirable that the study has implications for public policies and educators/assistants’ training policies, as for pedagogical practices on crèche and preschool context.pt_PT
dc.identifier.tid201986663pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29443
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogia-em-participaçãopt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectEnvolvimento familiarpt_PT
dc.subjectConstrução da equipa educativapt_PT
dc.subjectAprendizagens das criançaspt_PT
dc.subjectPedagogy-in-participationpt_PT
dc.subjectParental involvementpt_PT
dc.subjectFamilies’ involvementpt_PT
dc.subjectConstruction of the educational teampt_PT
dc.subjectChildren’s learningspt_PT
dc.titleCrianças, famílias e equipa educativa : jornadas de envolvimento das famílias e de aprendizagem das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação de Infânciapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE - FINAL DOC.pdf
Size:
3.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: