Repository logo
 
Publication

Inovando a aprendizagem através da utilização do método simulação em unidades curriculares teóricas no curso de administração

dc.contributor.authorBezerra, Sefisa
dc.contributor.authorLeonido, Levi
dc.contributor.authorMorgado, Elsa
dc.contributor.authorCardoso, Mário
dc.contributor.authorDias, Eduardo
dc.date.accessioned2021-05-25T10:36:19Z
dc.date.available2021-05-25T10:36:19Z
dc.date.issued2018-11-18
dc.description.abstractNa educação, atualmente, existem várias metodologias sistematizadas para promover a aprendizagem ativa que estão se consagrando nos meios acadêmicos, principalmente nas ciências aplicadas. Dentre elas está o Método de Simulação, que consiste em explorar técnicas, habilidades e alguns aspectos comportamentais do aluno, utilizando a sala de aula como um modelo de representação de um ambiente empresarial. Esse estudo pretende apresentar a importância da prática da aprendizagem Simulação como um recurso complementar em disciplinas que, a rigor, seriam tratadas como unidades curriculares somente teóricas, criando valor agregado pelo esforço mental e criativo tanto do aluno como do professor. Estudo de natureza qualitativa com abordagem vivencial onde apresentamos relatos de aprendizagem sem a pretensão de gerar conclusões sobre a temática. Devemos mencionar alguns de seus benefícios como: a intensa participação e interesse dos alunos como agentes do processo de aprendizagem e descoberta, tendo, naquele momento experimentado sucessos e fracassos em virtude do desenvolvimento do exercício da tomada de decisão, a ativação de fatores motivacionais nos alunos, a possibilidade de perceberem e usarem seus aspectos comportamentais de liderança e de desenvolvimento de equipes, a percepção da ambiência do experimento, além do uso eficiente dos escassos recursos físicos, materiais, tecnológicos e do tempo.pt_PT
dc.description.abstractIn education, currently, there are several systematized methodologies topromote active learning that are being consecrated in academic circles,especially in the applied sciences. Among them is the Simulation Method,which consists of exploring techniques, skills and some behavioral aspects ofthe student, using the classroom as a representation model of a businessenvironment. This study intends to present the importance of the practice oflearning Simulation as a complementary resource in disciplines that, strictlyspeaking, would be treated as only theoretical curricular units, creatingadded value by the mental and creative effort of both the student and theteacher, enabling their understanding of much more clear and unforgettable,since his understanding has been up to the level of emotions and feelings. Aqualitative study with experiential approach, where even if we do not intendto generate conclusions on the subject, we must mention some of its benefitssuch as:the intense participation and interest of the students as agents of theprocess of learning and discovery, having at that time experienced successesand failures due to the development of the decision making exercise, theactivation of motivational factors in the students, the possibility of perceivingand using their behavioral aspects of and the efficient use of scarce physical,material, technological and time resources.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.4995/inn2018.2018.8848pt_PT
dc.identifier.isbn9788490487112
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33210
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditorial Universitat Politècnica de Valènciapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSimulaçãopt_PT
dc.subjectMétodos ativospt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectSimulationpt_PT
dc.subjectActive methodspt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleInovando a aprendizagem através da utilização do método simulação em unidades curriculares teóricas no curso de administraçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceValencia, Spainpt_PT
oaire.citation.endPage1022pt_PT
oaire.citation.startPage1015pt_PT
oaire.citation.titleINNODOCT 2018pt_PT
person.familyNameLeonido
person.familyNameMorgado
person.givenNameLevi
person.givenNameElsa
person.identifier.ciencia-id011A-B183-2865
person.identifier.ciencia-idD018-8A4E-AD57
person.identifier.orcid0000-0001-6603-034X
person.identifier.orcid0000-0002-3653-7876
person.identifier.ridAAF-8585-2019
person.identifier.scopus-author-id57194470474
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11
relation.isAuthorOfPublication9975afc5-1b50-42a6-99f5-6044cd288e35
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
4481.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format