Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A investigação existente sobre a adaptação ao ensino superior sugere que a mesma se vê infl uenciada por factores internalistas, que dizem respeito às características pessoais dos próprios estudantes, e por factores associados ao contexto universitário, que remetem para as características e especifi cidades dos respectivos contextos de ensino. Neste estudo procurou-se compreender, junto de um grupo de estudantes voluntários de uma instituição de ensino superior pública, qual a infl uência das actividades extracurriculares na percepção que os mesmos detinham da adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profi ssionais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de investigação, obtendo-se as percepções dos estudantes através de uma entrevista. Concluiu-se a relevância que as universidades detêm na potenciação do desenvolvimento psicológico dos seus estudantes, facto que se vê favorecido quando se conjugam as condições físicas e infra-estruturais, relacionais e do investimento na promoção de valores associados à cidadania, à responsabilidade, à refl exão e à autonomia dos discentes, nomeadamente, através de iniciativas de envolvimento académico.
The existing research on adaptation to superior education suggests that it is infl uenced by internalist factors that are related to students’ own personal characteristics and by factors associated with the university context, referring to the characteristics and specifi cs of their education contexts. This study intends to understand, from a group of volunteer students of a public University, the infl uence of extracurricular activities on the perception that they held on the adjustment to superior education and of the acquisition of professional abilities. We used a qualitative research methodology, obtaining the perceptions of students through an interview. We concluded that the universities have an important role on the maximization of the psychological development of their students, which is seen as favored by the combination of physical and infrastructural conditions, relational and on the investment in the promotion of values associated with citizenship, responsibility, refl ection and autonomy of students, particularly through initiatives of academic involvement.

Description

Keywords

Adaptação à universidade Actividades extra-curriculares Envolvimento académico Competências transversais Adaptation to university Extracurricular activities Academic involvement Transversal skills

Pedagogical Context

Citation

SILVA, Marianela Santos; TRIGO, Luísa Ribeiro; FONSECA, António M. - Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais. In Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 0873-6561. N.º 9 (2010), p. 105-124

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Católica Editora

CC License