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Advisor(s)
Abstract(s)
Pedro D’Orey da Cunha (PDC) foi o arquiteto da alternativa entre Desenvolvimento Pessoal e Social e Educação Moral e Religiosa (EMR). Esta decisão política suscitou debate respigado em texto de defesa do modelo (anos 90). PDC, avocava princípios orientadores que sustentariam o modelo propugnado, com claras exigências curriculares: a EMR devia ser inequivocamente religiosa, mas deveria incluir uma
“autêntica formação pessoal e social”. Nos conteúdos e nos métodos. No XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação apresentámos uma comunicação sobre os conteúdos do “Programa de Educação Moral e Religiosa Católica-Edição de 2014” (P-2014), desde o “olhar” de PDC. Procurámos agora aprofundar a análise feita, incidindo sobre o método “existencial-hermenêutico”. Esta comunicação insere-se numa investigação cuja questão matricial é saber como o P-2014, enquanto prescrição macrocurricular, articula a relação tensional entre o confessional (para crentes) e o laico (para todos) na Escola: na conceção curricular subjacente, nas decisões curriculares que presidiram à sua construção, na
mobilização dos conceitos curriculares e de desenvolvimento curricular e na sua apropriação pelos professores. A metodologia é de natureza qualitativa e interpretativa, com incursões quantitativas (análise estatística descritiva simples). Os resultados e as conclusões apontam para dificuldades em dirimir a tensão acima referida, bem como inconsistências internas ao método. A triangulação com as restantes dimensões da investigação em curso permitirá confirmar, infirmar ou atenuar estas perceções parciais.
Description
Keywords
Método existencial-hermenêutico Ensino confessional Currículo inclusivo
Citation
Guimarães, F. Roldão, M.C. (2019). Programa de EMRC - seu método: o olhar de Pedro D'orey da Cunha. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 447-471). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
Publisher
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano