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A importância do acolhimento, integração e socialização organizacional para uma melhor experiência do colaborador na indústria da hospitalidade : estudo caso Sheraton Lisboa Hotel & Spa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAfonso, Carla Susana Moiteiro Ganito
dc.contributor.authorCarvalho, Diana Almeida Ribeiro de
dc.date.accessioned2022-12-29T12:02:34Z
dc.date.available2023-03-29T00:30:54Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.date.submitted2022-09
dc.description.abstractO objetivo da presente investigação passa por perceber a importância do processo de acolhimento, integração e socialização, para uma melhor experiência do colaborador, dentro da indústria da hospitalidade. O estudo seguiu uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo à utilização do estudo de caso Sheraton Lisboa Hotel & Spa, com o propósito de analisar e compreender os processos que ocorrem num contexto organizacional específico. Para tal, recorreu-se à pesquisa documental de processos implementados pela organização, à realização de entrevistas aos responsáveis de departamento da entidade empregadora em causa e, à elaboração de um inquérito por questionário aplicado aos colaboradores da mesma. Os resultados obtidos revelam que a importância de um processo de acolhimento, integração e socialização é bastante expressiva uma vez que se reflete na experiência do colaborador e na sua intenção de permanecer na organização. Os dados recolhidos demonstraram que o processo é bem implementado pela entidade empregadora e sentido de forma satisfatória pela maioria dos colaboradores.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of the present investigation is to understand the role of the onboarding and socialization process for a better employee experience, within the hospitality industry. The study followed a qualitative methodological approach, using Sheraton Lisboa Hotel & Spa's case study with the purpose of analyzing and understanding the specific organizational context. To this end, we resorted to documental research of what is implemented by the organization, to interviews with the heads of the concerned departments, and to the elaboration of a survey to the employees in the study. The results showed that the importance of an onboarding and socialization process is quite expressive since it reflects the employee's experience and his intention to remain in the organization. The collected data from the majority of the employees shows that these processes are well implemented by the company and are felt in a positive manner by the employees.pt_PT
dc.identifier.tid203134095pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39687
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAcolhimentopt_PT
dc.subjectIntegração e socializaçãopt_PT
dc.subjectExperiência do colaboradorpt_PT
dc.subjectIndústria da hospitalidadept_PT
dc.subjectOnboarding and socializationpt_PT
dc.subjectEmployee experiencept_PT
dc.subjectHospitality industrypt_PT
dc.titleA importância do acolhimento, integração e socialização organizacional para uma melhor experiência do colaborador na indústria da hospitalidade : estudo caso Sheraton Lisboa Hotel & Spapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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