Publication
O smartphone desafia o ensinar e o aprender : uma App que identifica, avalia e partilha Apps educativas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Andrade, António Manuel Valente de | |
dc.contributor.author | Veiga, Francisco José Miranda | |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T16:55:48Z | |
dc.date.available | 2022-12-21T16:55:48Z | |
dc.date.issued | 2022-02-21 | |
dc.date.submitted | 2021-09 | |
dc.description.abstract | Numa sociedade imersa em inovação e tecnologia, é inegável a evidência que o smartphone pode levar o mundo para a escola e transportar a escola para o mundo. Assistimos a um aumento contínuo da utilização das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, mais concretamente na aplicação das tecnologias móveis dentro e fora da sala de aula. Em vez de indiferença ou recusa, esta tendência é um esforço de adaptação da escola à importância da tecnologia na sociedade e um aproveitamento do seu potencial educativo. Os diferentes atores da educação não podem perder a oportunidade de explorar as potencialidades tecnológicas e educativas de um smartphone. Já existem neste momento inúmeras aplicações e boas práticas de utilização destes dispositivos dentro e fora da sala de aula. Assim sendo, é nosso propósito identificar a estratégia para uma escola anytime, anywhere e with any device suportada pelo objetivo central de desenvolvimento de uma APP de acolhimento de um reportório de apps que facilite a catalogação, a avaliação, a divulgação e a partilha. A presente investigação, inspirada numa metodologia Design-Based Research e estruturada em artigos científicos, aborda a adoção e utilização do smartphone dentro e fora da sala de aula, analisando o seu contributo para uma escola mais inovadora e articulada ao mundo real. Os resultados obtidos, apesar de limitados pelo estudo ocorrer num contexto específico, indicam que a utilização do smartphone é um fator de motivação dos alunos, contribui para a consolidação e melhoria das suas aprendizagens, mas exige empenho, persistência, regras muito bem definidas e um período de formação e habituação dos alunos. Os professores necessitam de tempo para procurar, conhecer e experimentar a miríade de apps que diariamente emergem e que estão disponíveis para utilização efetiva. Destacamos, por conseguinte, o papel central do professor que pode implementar uma mudança efetiva na sua prática pedagógica, uma vez que é ele quem operacionaliza a mudança na sala de aula e interage diariamente com os seus alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | In a society immersed in innovation and technology, there is undeniable evidence that the smartphone can take the world to the school and transport the school to the world. We are witnessing a continuous increase in the use of technologies in teaching and learning processes, more specifically in the application of mobile technologies inside and outside the classroom. Instead of indifference or refusal, this trend is an effort to adapt the school to the importance of technology in society and a use of its educational potential. The different actors/participants in education cannot miss the opportunity to explore the technological and educational potential of a smartphone. There are already countless applications and good practices for using these devices inside and outside the classroom. Therefore, it is our purpose to identify the strategy for a school present anytime, anywhere and with any device, with the main objective of developing an APP to host a repertoire of apps that facilitates cataloguing, evaluation, dissemination and sharing. This research, inspired by a Design-Based Research methodology and structured in scientific articles, addresses the adoption and use of the smartphone in education, analyzing its contribution to a more innovative school connected to the real world. Although the results are limited by the fact that the study occurred in a specific context, they indicate that the use of smartphones is a motivating factor for students, contributing to the consolidation and improvement of their learning, but it requires commitment, persistence, very well-defined rules and a period of training and habituation to the students. Teachers need time to search, learn and experience the myriad of apps that emerge daily and are available for effective use. Hence, we highlight the central role of the teacher who can implement an effective change in his/her pedagogical practice, since he/she is the one who operates the change in the classroom and interacts daily with his/her students. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101719175 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/39631 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
dc.subject | Aceitação e utilização | pt_PT |
dc.subject | Smartphone | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento de App | pt_PT |
dc.subject | Inovação educativa | pt_PT |
dc.subject | Teaching | pt_PT |
dc.subject | Technology | pt_PT |
dc.subject | Technology acceptance and use (UTAUT) | pt_PT |
dc.subject | App development | pt_PT |
dc.subject | Educational innovation | pt_PT |
dc.title | O smartphone desafia o ensinar e o aprender : uma App que identifica, avalia e partilha Apps educativas | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutouramento em Ciências da Educação | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: