Repository logo
 
Publication

O smartphone desafia o ensinar e o aprender : uma App que identifica, avalia e partilha Apps educativas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, António Manuel Valente de
dc.contributor.authorVeiga, Francisco José Miranda
dc.date.accessioned2022-12-21T16:55:48Z
dc.date.available2022-12-21T16:55:48Z
dc.date.issued2022-02-21
dc.date.submitted2021-09
dc.description.abstractNuma sociedade imersa em inovação e tecnologia, é inegável a evidência que o smartphone pode levar o mundo para a escola e transportar a escola para o mundo. Assistimos a um aumento contínuo da utilização das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, mais concretamente na aplicação das tecnologias móveis dentro e fora da sala de aula. Em vez de indiferença ou recusa, esta tendência é um esforço de adaptação da escola à importância da tecnologia na sociedade e um aproveitamento do seu potencial educativo. Os diferentes atores da educação não podem perder a oportunidade de explorar as potencialidades tecnológicas e educativas de um smartphone. Já existem neste momento inúmeras aplicações e boas práticas de utilização destes dispositivos dentro e fora da sala de aula. Assim sendo, é nosso propósito identificar a estratégia para uma escola anytime, anywhere e with any device suportada pelo objetivo central de desenvolvimento de uma APP de acolhimento de um reportório de apps que facilite a catalogação, a avaliação, a divulgação e a partilha. A presente investigação, inspirada numa metodologia Design-Based Research e estruturada em artigos científicos, aborda a adoção e utilização do smartphone dentro e fora da sala de aula, analisando o seu contributo para uma escola mais inovadora e articulada ao mundo real. Os resultados obtidos, apesar de limitados pelo estudo ocorrer num contexto específico, indicam que a utilização do smartphone é um fator de motivação dos alunos, contribui para a consolidação e melhoria das suas aprendizagens, mas exige empenho, persistência, regras muito bem definidas e um período de formação e habituação dos alunos. Os professores necessitam de tempo para procurar, conhecer e experimentar a miríade de apps que diariamente emergem e que estão disponíveis para utilização efetiva. Destacamos, por conseguinte, o papel central do professor que pode implementar uma mudança efetiva na sua prática pedagógica, uma vez que é ele quem operacionaliza a mudança na sala de aula e interage diariamente com os seus alunos.pt_PT
dc.description.abstractIn a society immersed in innovation and technology, there is undeniable evidence that the smartphone can take the world to the school and transport the school to the world. We are witnessing a continuous increase in the use of technologies in teaching and learning processes, more specifically in the application of mobile technologies inside and outside the classroom. Instead of indifference or refusal, this trend is an effort to adapt the school to the importance of technology in society and a use of its educational potential. The different actors/participants in education cannot miss the opportunity to explore the technological and educational potential of a smartphone. There are already countless applications and good practices for using these devices inside and outside the classroom. Therefore, it is our purpose to identify the strategy for a school present anytime, anywhere and with any device, with the main objective of developing an APP to host a repertoire of apps that facilitates cataloguing, evaluation, dissemination and sharing. This research, inspired by a Design-Based Research methodology and structured in scientific articles, addresses the adoption and use of the smartphone in education, analyzing its contribution to a more innovative school connected to the real world. Although the results are limited by the fact that the study occurred in a specific context, they indicate that the use of smartphones is a motivating factor for students, contributing to the consolidation and improvement of their learning, but it requires commitment, persistence, very well-defined rules and a period of training and habituation to the students. Teachers need time to search, learn and experience the myriad of apps that emerge daily and are available for effective use. Hence, we highlight the central role of the teacher who can implement an effective change in his/her pedagogical practice, since he/she is the one who operates the change in the classroom and interacts daily with his/her students.pt_PT
dc.identifier.tid101719175pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39631
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectAceitação e utilizaçãopt_PT
dc.subjectSmartphonept_PT
dc.subjectDesenvolvimento de Apppt_PT
dc.subjectInovação educativapt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectTechnology acceptance and use (UTAUT)pt_PT
dc.subjectApp developmentpt_PT
dc.subjectEducational innovationpt_PT
dc.titleO smartphone desafia o ensinar e o aprender : uma App que identifica, avalia e partilha Apps educativaspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutouramento em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
101719175.pdf
Size:
7.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Apêndice XI_101719175.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: