Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Atitudes e comportamentos altruístas e prossociais em jovens do Ensino Secundário : um contributo para a implementação do Heroic Imagination Project em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201759101.pdf1.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Heroic Imagination Project (HIP) tem por objetivo redefinir o conceito de “heroísmo quotidiano” e capacitar pessoas comuns, com aprendizagens acerca do seu comportamento e com estratégias para que consigam agir proactivamente e intervir de forma eficaz, no seu quotidiano, perante situações desafiadoras das suas vidas, de forma a transformar situações negativas e criar mudanças positivas. Com o intuito de, no futuro, o HIP ser implementado em Portugal, o presente estudo teve por objetivo geral caracterizar a amostra de adolescentes portugueses, estudantes do ensino secundário, no que concerne às suas atitudes altruístas e ao seu envolvimento em comportamentos altruístas e prossociais. Para a avaliação das atitudes e dos comportamentos altruístas e dos comportamentos prossociais utilizaram-se dois instrumentos devidamente validados e adaptados para a população portuguesa (Barbosa, Veríssimo, Gabor, Silva & Violas, 2016)., a ser a Escala de Autorrelato de Altruísmo (Rushton, Chrisjohn & Fekken, 1981) e a Medida de Tendências Prossociais (Carlo & Randall, 2002). Dos resultados obtidos, salienta-se o facto de existirem diferenças ao nível do envolvimento dos estudantes em comportamentos altruístas e prossociais, em função do seu género, ano de escolaridade e curso frequentado.
The Heroic Imagination Project aims to redefine the concept of “daily heroism” and to empower common individuals with knowledge about their behavior and with strategies that will allow them to enact proactively and intervene in an efficient way in challenging situations, in order to transform negative situations and to create positive change. In order to contribute to the implementation of HIP in Portugal, the present study had as its main goal to caracterize a sample of Portuguese youngsters from high school concerning their altruistic and pro-social attitudes and behaviors. To the evaluation of the altruistic and pro-social attitudes and behaviors two scales that were previously validated and adapted to the Portuguese high school youngsters were used, namely, the Escala de Autorrelato de Altruísmo and Medida de Tendências Prossociais (Barbosa, Veríssimo, Gabor, Silva & Violas, 2016). The results reveal differences in students involvement in altruistic and pro-social attitudes and behaviors, taking into account gender, grade, and attended course.

Description

Keywords

Atitudes e comportamentos altruístas Comportamentos prossociais Adolescentes Heroísmo Altruistic attitudes and behaviors Pro-social behaviors Youngsters Heroism

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue