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Delinquência : a importância da intervenção precoce em alunos com comportamentos desajustados

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A delinquência Juvenil não é um problema emergente da sociedade contemporânea. Sempre houve delinquência praticada por jovens adultos, movidos pelas mais variadas razões. Infelizmente continua a ser um flagelo na vida destes jovens e nos dias que correm cada vez mais frequente. O facto é que, havendo hoje em dia tantos recursos sociais, pedagógicos e educativos, a realidade continua a ser muito semelhante à das décadas anteriores. O nosso estudo centra-se num caso de um delinquente jovem de 22 anos, recluso. Tentou-se perceber o que falhou neste percurso. Desconstruiu-se toda a sua história de vida, o seu “crescer” ao nível das vivências e experiências e analisou-se cada etapa de desenvolvimento desde a idade pré-escolar até à adolescência, nos diversos contextos: na família, na escola e no meio. Foram contemplados vários factores de risco, nomeadamente os que se referem à parentalidade e escola/contexto sala de aula. Também nos debruçámos sobre outros factores que coadjuvam os primeiros como são os problemas comportamentais, comportamentos desajustados e anti-sociais e de personalidade. Tentámos perceber como é que a intervenção precoce poderia actuar para “debelar” ou corrigir os anteriores. Quisemos estudar esta problemática partindo do estudo de um caso através de entrevista semi-estruturada feita ao sujeito e ao pai, mas também através da aplicação do questionário YSR (Youth Self-Report –M. Achenbach 1991), feito a 50 participantes-estudantes dos 11 aos 15 anos, para desde logo analisarmos os factores preditivos de percursos de delinquência. Foi também feita uma abordagem (questionário, variável do YSR, destinada a filhos de família separada/família intacta (YSR/ estilo de família) a uma amostra (N=31) constituída por filhos de pais divorciados (N=15) e de pais intactos (N=16), com o intuito de averiguar até que ponto esta quebra da família tem repercussão nos comportamentos agressivos e futuramente nos percursos delinquentes. Segundo os resultados da análise de dados, concluímos a implementação de programas de prevenção, sobre a trajectória de risco, interfere no início do desenvolvimento da criança e fortalece os factores protectores reduzindo os comportamentos problemáticos.
Juvenile delinquency is not an emerging problem of contemporary society. There has always been crime committed by young adults, moved for various reasons. Unfortunately remains a scourge in the lives of these young people and these days increasingly common. The fact is that today there are so many social resources, teaching and education, the reality remains very similar to that of previous decades. Our research focus on a criminal case of a 22-year-old inmate. We tried to understand what failed in that route. Deconstructed to its entire life story, his "grow" the level of experience and expertise, and we analyzed each step of development from preschool to adolescence in different contexts: family, school and medium. We contemplated several risk factors, including those relating to parenting and school / classroom context. We have also other factors which assist the former as are the behavioral problems, dysfunctional behaviors and anti-social personality. We tried to understand how early intervention could act to "put down" or correct the previous ones. We wanted to study this problem starting from a case study using semistructured interviews made the subject and the father, but also through the questionnaire YSR (Youth Self-Report-M. Achenbach 1991), made of 50 participantsstudents 11 to 15 years, to immediately analyze the predictors of delinquency pathways. It was also made an approach (questionnaire, variable YSR, intended for children of separate family / family intact (YSR / family style) to a sample (N = 31) consists of children of divorced parents (N = 15) and parents intact (N = 16), in order to investigate to what extent this breakdown of the family has repercussions on future aggressive and delinquent on the routes. According to the results of data analysis, we concluded the implementation of preventive programs on the path of risk, interferes with early development of the child and strengthens the protective factors reducing problematic behaviors

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Delinquência Intervenção precoce Delinquency Preventive programs

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