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Abstract(s)
Vários estudos organizacionais realçam a influência exercida pelas estruturas de gestão no trabalho docente e problematizam o alcance dos processos de reestruturação como dispositivo de melhoria da qualidade do ensino, se a ação das lideranças pedagógicas não se focarem nas aprendizagens curriculares. Neste sentido, os sistemas nacionais de ensino tradicionalmente mais centralizados vêm reformulando a distribuição de competências criando estruturas, como é o caso das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) em Angola, que, ao mesmo tempo que associam escolas de um determinado território, requerem a participação das lideranças pedagógicas das escolas que o integram na promoção de uma educação que garanta maior equidade e justiça no acesso e sucesso de todos e de cada um. O presente artigo dá conta de um projeto de investigação em curso na Universidade Católica Portuguesa com vista ao doutoramento, cujo objetivo é compreender como é que a organização das ZIP e as lideranças contribuem para a aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento organizacional do ensino primário em Angola. A investigação de natureza interpretativa desenvolve-se em três ZIP, comportando três eixos de análise: as ZIP como instrumento de mudança na administração do sistema escolar, as lideranças nas ZIP e a influência das mesmas na melhoria do ensino primário. O artigo apresenta os objetivos, as questões orientadoras e as técnicas e instrumentos de pesquisa e expõe algumas conclusões (ainda) provisórias, nomeadamente alguma dissociação entre o plano normativo e o plano da ação organizacional e a compaginação da cultura de obediência hierárquica e conformidade legal e a cultura de associação e autonomia.
Description
Keywords
Zona de influência Liderança pedagógica Aprendizagens curriculares Desenvolvimento organizacional
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade Católica Portuguesa
