Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A educação e as relações (inter)geracionais: a necessidade de um novo pacto social

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo_3_ (1).pdf392.5 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nas sociedades contemporâneas, o tempo presente está repleto de sinais de descontinuidade, são sinais paradoxais; por um lado, exprime-se a satisfação com a vida, a plenitude de felicidade, por outro, encontra-se a crise e a inexorável deterioração que ela acarreta.Não se pode esquecer que as sociedades modernas foram organizadas e estruturadas amplamente em torno dos universos da educação, trabalho e consumo. Através destes universos, formaram-se não somente as diferentes posições sociais, mas também as respetivas biografias dos indivíduos.Porém, a partir da década de 70 do século passado, a esfera educativa e laboral começou a mostrar uma menor capacidade para atribuir posições sociais e de construir as diferentes biografias dos indivíduos (Beck, 2006). Ao mesmo tempo, o universo do consumo ganhou um maior protagonismo, modificando as atitudes e os valores dos indivíduos em relação às outras duas esferas, trabalho e educação. Simultaneamente, alterou-se também a orientação temporal dos jovens, tornando-se esta cada vez mais presentista.Neste texto, procura-se ilustrar este processo através da análise de três gerações de jovens espanhóis e portugueses, nascidos nas décadas de 1935/1945, 1955/1965 e 1975/1985.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue