Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
177.06 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Considerando as mudanças que a evolução tecnológica tem provocado no
sistema educativo e não podendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
ser desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas com os alunos cegos e com baixa
visão, para o estudo e compreensão desta realidade, é fundamental aferir a opinião
dos profi ssionais que trabalham diariamente em prol do processo educativo destes
alunos com necessidades educativas especiais.
Este estudo, de natureza predominantemente quantitativa, pretende analisar a perceção
dos docentes que lecionam alunos com defi ciência visual, do 2.º e 3.º ciclos do
ensino básico e do ensino secundário, nas escolas de referência para a educação de
alunos cegos e com baixa visão, em Portugal Continental, sobre os seus conhecimentos,
práticas pedagógicas e formação na área das TIC, visando o ensino e aprendizagem
dos mesmos.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
RAMOS, Sara Isabel Moça; ANDRADE, António - As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 14 (2014), p. 153-172
Publisher
Universidade Católica Editora