Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
829.88 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho de investigação enquadra-se no âmbito do desenvolvimento, no presente ano letivo, de
dissertação de Mestrado em Ciências da Educação.
O trabalho consiste na realização de um estudo tipo caso, numa escola que se situa num lugar
onde a economia agropecuária é preponderante e a paisagem e habitat permanecem essencialmente
organizados em função dela. Consequentemente, em muitos alunos, coexistem traços de urbanidade e
traços de ruralidade e de uma certa interioridade. Muitos alunos revelam carências sociais, económicas
e afetivas, os seus pais/ encarregados de educação apresentam um baixo nível de escolaridade e o
interesse pelas atividades escolares dos seus educandos vai decrescendo à medida que o nível de ensino
vai progredindo.
A escola implementa um conjunto alargado de medidas de promoção de sucesso escolar, contudo
não se tem obtido o sucesso desejado. Que medidas são essas? Como são aplicadas? O presente estudo
procura respostas para as questões levantadas, focando-se na forma como a escola se organiza para
o sucesso, como implementa as medidas delineadas e quais os impactos que as mesmas têm tido na
melhoria dos resultados dos alunos.
Description
Keywords
Sucesso escolar Gramática escolar Melhoria organizacional
Citation
LOPES, Sónia Soares ; CABRAL, Ilídia - Promoção do sucesso escolar – um estudo de caso multifocal. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 370-374