Repository logo
 
Publication

Comunicação geracional nas organizações

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Ana Margarida Ferreira Rato
dc.contributor.authorOliveira, Catarina Pinheiro Bastos Figueira de
dc.date.accessioned2019-05-07T14:06:46Z
dc.date.issued2018-02-27
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta uma análise à comunicação feita nas organizações por parte das diferentes gerações tendo em conta o ciclo de vida de cada uma. Numa primeira etapa, o trabalho teve por base uma pesquisa bibliográfica focalizada em conceitos-chave para a investigação como geração, comunicação, linguagem verbal e não-verbal, comportamentos e organizações. Posteriormente, o trabalho empírico seguiu a metodologia do estudo de caso, selecionando uma organização de pequena dimensão (Carnes LM) e outra de grande dimensão (ALPM). Numa primeira etapa, foi realizada observação não participante nas duas empresas e posteriormente uma entrevista semi-estruturada a um membro de cada instituição. A pesquisa documental de factos, documentos e gráficos caracterizaram a população ativa e empregada em Portugal, em articulação com as variáveis de grupo etário e sexo. No decorrer do estudo, foi percetível a importância da comunicação geracional nas organizações, nomeadamente, nos dois casos estudados, através da forma em que é feita a comunicação e como as pessoas se comportam nestas duas organizações. Dada a escassez de estudos deste âmbito aplicados à realidade portuguesa, esta dissertação pretende constituir um importante contributo para toda a comunidade académica.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation presents an analysis to the communication made in the organizations by looking at the different generations taking into account the life course of each one. In a first step, the work was based on a literature review focused on key concepts for research such as generation, communication, verbal and non-verbal language, behavior and organizations. Subsequently, the empirical work followed the methodology of the case study, selecting a small organization (Carnes LM) and a large one (ALPM). In the first stage, a non-participant observation was performed in both companies and then an semi-structured interview with a member of each institution. The documental research of facts, documents and graphs characterized the population active and employed in Portugal, also considering variables of age group and sex. In the course of the study, the increasing importance of generational communication in organizations was perceptible, namely in the two cases studied and in the way communication is made and how people behave in these two organizations. Given the shortage of studies with this approach applied to the Portuguese reality, this dissertation intends to contribute to the entire academic community.pt_PT
dc.identifier.tid201877880pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27577
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGeraçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.subjectCiclo de vidapt_PT
dc.subjectGenerationpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectOrganizationpt_PT
dc.subjectLife coursept_PT
dc.titleComunicação geracional nas organizaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201877880.pdf
Size:
1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: