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Advisor(s)
Abstract(s)
The relevance of influencer marketing has been growing in the last years. This assignment has the purpose of identifying what criteria should be taken into account when analysing influencers for marketing campaigns on social media. As such we did a literature review in order to identify the criteria indicated in previous studies as being important in the choice of social media influencers. Taking into account this information, we analysed a data base with influencer marketing campaigns, classified all these influencers according to the identified criteria and compared the campaign results according to the metrics identified in the literature. The results showed that the criteria indicated by the literature that have a bigger impact on the metrics analysed: are trustworthiness, profile saturation, credibility, and attractiveness. These criteria have a higher impact on engagement than on CPM. Taking into account that engagement measures the followers’ interactions with influencer content, that CPM measures the cost per thousand impressions, and that previous studies defined criteria based on their impact on consumers attitudes and behaviours, it is normal that the influencer choice criteria suggested in the literature have a more significant impact on engagement. However, it is important to note that there is an inconsistency between the criteria suggested in the literature and the metrics considered by companies. Thus, it is particularly relevant to analyse how influencer choice criteria affect CPM and engagement. We believe that this study can have an important contribution at this respect.
A importância do marketing de influenciadores tem crescido bastante nos últimos anos. Este trabalho tem como objetivo identificar quais os critérios a ter em conta na escolha de influenciadores para campanhas de marketing nas redes sociais. Nesse sentido fizemos uma revisão da literatura de forma a identificar os critérios indicados nos estudos anteriores como sendo importantes na escolha de influenciadores de redes sociais. Tendo em conta esta informação, analisamos uma base de dados com campanhas reais de influenciadores, classificamos todos estes influenciadores de acordo com os critérios identificados e comparamos com os resultados das campanhas de acordo com as métricas identificadas pela literatura. A análise de resultados demonstrou que os critérios indicados pela literatura que têm um maior impacto nas métricas analisadas pelas empresas são a confiabilidade, a saturação do perfil, a credibilidade e a atratividade. Sendo que os critérios têm um impacto maior no engagement, do que no CPM. Tendo em conta que o engagement mede as interações dos seguidores com o conteúdo e que o CPM mede o custo por mil visualizações, e uma vez que na literatura os critérios são definidos em função do seu impacto nas atitudes e comportamentos dos consumidores, é normal que as caraterísticas estudadas tenham um impacto maior no engagement. Contudo, à luz deste desajustamento entre os critérios apontadas na literatura e as métricas habitualmente consideradas pelas empresas, é essencial avaliar em que medida é que as caraterísticas dos influenciadores que os estudos científicos apontam como sendo mais relevantes têm um efeito significativo no CPM e no engagement. Este estudo poderá ter um contributo importante a esse respeito.
A importância do marketing de influenciadores tem crescido bastante nos últimos anos. Este trabalho tem como objetivo identificar quais os critérios a ter em conta na escolha de influenciadores para campanhas de marketing nas redes sociais. Nesse sentido fizemos uma revisão da literatura de forma a identificar os critérios indicados nos estudos anteriores como sendo importantes na escolha de influenciadores de redes sociais. Tendo em conta esta informação, analisamos uma base de dados com campanhas reais de influenciadores, classificamos todos estes influenciadores de acordo com os critérios identificados e comparamos com os resultados das campanhas de acordo com as métricas identificadas pela literatura. A análise de resultados demonstrou que os critérios indicados pela literatura que têm um maior impacto nas métricas analisadas pelas empresas são a confiabilidade, a saturação do perfil, a credibilidade e a atratividade. Sendo que os critérios têm um impacto maior no engagement, do que no CPM. Tendo em conta que o engagement mede as interações dos seguidores com o conteúdo e que o CPM mede o custo por mil visualizações, e uma vez que na literatura os critérios são definidos em função do seu impacto nas atitudes e comportamentos dos consumidores, é normal que as caraterísticas estudadas tenham um impacto maior no engagement. Contudo, à luz deste desajustamento entre os critérios apontadas na literatura e as métricas habitualmente consideradas pelas empresas, é essencial avaliar em que medida é que as caraterísticas dos influenciadores que os estudos científicos apontam como sendo mais relevantes têm um efeito significativo no CPM e no engagement. Este estudo poderá ter um contributo importante a esse respeito.
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Social media influencer Social media Influencer marketing Credibility Engagement CPM Influenciador digital Redes sociais Marketing de influenciadores Credibilidade