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- A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTVPublication . Almeida, Miguel José da Palma Gordinho de; Torres, Eduardo Cintra CoimbraEste estudo pretende caracterizar a prática jornalística dos canais clubísticos. A maioria dos clubes de futebol com capacidade financeira passou a investir na criação dos seus próprios meios de comunicação, empregando jornalistas para produzir informação sobre o clube. Por isso, existe a necessidade de haver um grande controlo por parte dos assessores de comunicação da instituição relativamente ao que neles se publica e faz, para correrem o mínimo de riscos e evitarem ser notícia pelo que considerem maus motivos. Assim, este estudo explora os fundamentos do tipo de jornalismo praticado, que se caracteriza como confessional, levando a que seja cada vez mais preponderante nas estratégias de comunicação das confissões que representam. A nível empírico e tomando como estudo de caso o canal de televisão BTV, do clube Sport Lisboa e Benfica, procedeu-se a entrevistas semiestruturadas com três jornalistas do canal e à análise de conteúdo de cinco blocos noticiosos dessa estação televisiva. Concluiu-se que existe uma relação de proximidade entre os profissionais da BTV e todos os elementos integrantes do Benfica, desde dirigentes a atletas e treinadores, com um crescente aproveitamento dos primeiros para divulgação da componente profissional dos restantes.
- A transferência de conhecimento tácito entre trabalhadores de tecnologias de informação : uma revisão sistemática de literaturaPublication . Santos, Carolina da Silva; Tavares, Marisa Fernanda Figueiredo; Guimarães, Maria Isabel Gonçalves Guedes de CastroO presente trabalho teve como objetivo analisar as formas como se promove a transferência de conhecimento tácito entre trabalhadores das TI, dentro de uma organização. Para dar resposta a esta questão de investigação, analisou-se o conceito de conhecimento tácito, inicialmente popularizado por Polanyi (1966), assim como outras abordagens. Posteriormente tentou perceber-se, tendo em conta a literatura, como é que pode ser transferido o conhecimento tácito por si só e em específico entre os trabalhadores das TI, que apresentam alguns desafios. Este trabalho seguiu o protocolo de uma revisão sistemática da literatura e foram analisados 14 artigos, selecionados tendo em conta os critérios de inclusão/exclusão definidos. Os resultados da análise permitiram concluir que o contexto cultural, a cultura organizacional e as características dos colaboradores têm muito impacto na transferência de conhecimento tácito entre trabalhadores das TI. Os contextos culturais e as culturas organizacionais que promovam o trabalho em equipa, a confiança e a entreajuda são eficazes na partilha de conhecimento tácito entre trabalhadores das TI. Além disso, características pessoais dos trabalhadores das TI como a consciência, o compromisso e a introversão, são traços de personalidade que promovem a partilha de conhecimento tácito.
- Consequências da violação de regulamento administrativo internoPublication . Atalho, Nuno Miguel Mendes Ribeiro Pechirra do; Fábrica, Luís Manuel da Costa Sousa da
- A questão da forma na estética teológica de Hans Urs Von Balthasar e a sua receção eclesiológicaPublication . Lagatta, Paolo; Martins, António Manuel AlvesQueremos apresentar, a partir do conceito chave “forma”, a estética teológica de Hans Urs Von Balthasar e a sua configuração eclesiológica. Ponto de partida será a compreensão dos transcendentais do Ser que, em sentido analógico, são considerados como manifestação do Ser Absoluto de Deus. A partir do “belo”, Balthasar encontra o ponto chave para exprimir a manifestação do Amor de Deus; o que é contemplado como tal torna-se objeto do único amor. Balthasar utiliza o termo Ästhetik como a faculdade de perceção dos sentidos, e acrescenta-lhe uma nuance teológica: é a ciência da perceção da Glória de Deus que se revela em Cristo e que o homem pode contemplar. Com a teoria de “perceção” e do “êxtase”, Balthasar descreve o modo de participação na Revelação de Deus. Ora, sendo que tudo aquilo que se manifesta tem essencialmente um carater formal, será no conceito Gestalt (forma) que encontramos tal possibilidade. Assim como Gestalt o belo não só pode ser apreendido materialmente, mas remete para a estrutura própria e concreta do ser, sendo dotado duma unidade que “informa”. Em Jesus Cristo, a Gestalt encontra o seu carater máximo de expressão. Com a analogia entis, Balthasar encontra não apenas uma formulação clássica usada na teologia para salvaguardar a transcendência absoluta de Deus com a criatura, mas o ponto chave para exprimir o universal concreto de Jesus de Nazaré, no seu “existir de uma vez por todas”; a ontologia será submetida à teologia. Será a partir desta formulação cristológica da analogia que se garante a passagem para a visão da eclesiologia, onde a estética encontra a sua capacidade de expressão. Primeiro na forma da Igreja, entendida como expansão, comunicação e participação da personalidade de Cristo; depois em Maria, a forma da Igreja por excelência, capaz de se apresentar como arquétipo não só para a vida dos crentes, mas para a realidade institucional e hierárquica da Igreja; finalmente na forma de todos os sacramentos, como determinações da Forma Originária da Revelação.
- Influencer marketing : criteria for the choice of an influencerPublication . Marrana, Maria do Carmo Marques da Silva Simões; Machado, Joana Pinto Leite CésarThe relevance of influencer marketing has been growing in the last years. This assignment has the purpose of identifying what criteria should be taken into account when analysing influencers for marketing campaigns on social media. As such we did a literature review in order to identify the criteria indicated in previous studies as being important in the choice of social media influencers. Taking into account this information, we analysed a data base with influencer marketing campaigns, classified all these influencers according to the identified criteria and compared the campaign results according to the metrics identified in the literature. The results showed that the criteria indicated by the literature that have a bigger impact on the metrics analysed: are trustworthiness, profile saturation, credibility, and attractiveness. These criteria have a higher impact on engagement than on CPM. Taking into account that engagement measures the followers’ interactions with influencer content, that CPM measures the cost per thousand impressions, and that previous studies defined criteria based on their impact on consumers attitudes and behaviours, it is normal that the influencer choice criteria suggested in the literature have a more significant impact on engagement. However, it is important to note that there is an inconsistency between the criteria suggested in the literature and the metrics considered by companies. Thus, it is particularly relevant to analyse how influencer choice criteria affect CPM and engagement. We believe that this study can have an important contribution at this respect.
- “Não mais servos, mas amigos” : Jo 15,15 : uma abordagem teológica da amizade à luz do mistério de CristoPublication . Aviz, Darlan Aurélio de; Santana, Luiz Fernando Ribeiro; Rodrigues, Luís Miguel Figueiredo“Não mais servos, mas amigos” (Jo 15,15): Uma abordagem teológica da amizade à luz do mistério de Cristo. Esta tese doutoral tem o objetivo de evidenciar a philia oferecida por Cristo aos seus amigos como um caminho seguro para o processo de renovação das relações humanas, sobretudo, nas comunidades cristãs. A partir de uma leitura teológico-litúrgica, a amizade estudada traduz o modelo da Aliança que Deus oferece a toda humanidade que busca uma experiência existencial do amor, retratada em seu teor histórico-salvífico e litúrgico-celebrativo. Para tal, essa tese tem o seu fundamento na Revelação Bíblica de Deus como o Amigo, que cria o ser humano para viver em sua amizade. Este, mesmo que a recuse, é amparado por Deus, que jamais o abandona ao poder da morte. Na Nova Aliança, o Cristo Ressuscitado permite que o amor, na sua expressão de amizade, seja relido para se tornar o arquétipo da nova relação entre Jesus e os seus discípulos, ao unir à philia o ato de doar a vida. A Liturgia, por sua vez, como fonte de vida, de oração e de amizade, reconduz os cristãos ao culmen et fons da autêntica espiritualidade da Igreja, pois os convida a uma participação plena no ato celebrativo que, na Eucaristia, realiza a sua máxima expressão comunitária, vivida no coração da Igreja. Neste contexto salvífico-celebrativo, o mistério de Cristo anseia por frutificar na vida de cada cristão, gerando uma nova compreensão da liturgia: um ato salvífico-celebrativo realizado entre amigos, no qual a presença do Ressuscitado é reconhecida e celebrada como Memorial e antecipação da Liturgia Celeste; o agir humano é divinizado, e sua ação consiste em gestos de amizade recíproca (Redenção) que favorecem a convivência na alegria da Aliança. Esta experiência pode representar uma contribuição relevante para a renovação da comunidade cristã, na qual a liturgia, ao se revelar como uma escola de amizade e hospitalidade, se faz relevante também nos novos espaços digitais, no intuito de incentivar os seus usuários a uma comunhão nas relações digitais e educá-los à conscientização do valor do encontro entre amigos de modo presencial. Tal realização eficaz ocorre por meio de uma assembleia litúrgica. Ao resgatar essa temática sob o prisma da Oração Eucarística IV do Missal Romano, a amizade cristã é relida como um processo, ao mesmo tempo, afetivo e real do mistério celebrado. Desta forma, conclui-se que, quando uma celebração litúrgica assume o seu autêntico caráter de serviço, no âmbito cristológico da amizade, acende-se uma centelha que é capaz de reanimar e infundir na comunidade a força sobrenatural de uma philia que permite a cada cristão reclinar-se no peito do Amigo.