Publication
Estágio : Saber Porto
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gomes, Sahra Ursula Kunz | |
dc.contributor.author | Carriço, Miguel de Abreu | |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T16:19:20Z | |
dc.date.available | 2024-04-08T16:19:20Z | |
dc.date.issued | 2024-03-05 | |
dc.date.submitted | 2023-09 | |
dc.description.abstract | Este relatório insere-se no contexto de animação em videojogos reportando uma experiência de estágio no seio da equipa de animação do estúdio da Saber Porto Este estágio permitiu a experiência de trabalhar numa produção profissional como animador 3D. Foi possível experienciar as dinâmicas e técnicas de uma equipa de animação, que produz desde rigs a animação 3D utilizando também a tecnologia de motion capture, usando diversos programas de animação 3D e um motor de jogos. O estágio decorreu durante seis meses e foi possível a execução de dezassete tarefas que envolveram não só a prática de animação, mas como implementação de elementos num motor de jogos, tendo assim uma versatilidade e variedade nas tarefas de um animador técnico permitindo o ajuste do aluno e do estúdio em diferentes vertentes da pipeline de animação. | pt_PT |
dc.description.abstract | This document reports the experience of an internship done in a team of animation at the video-game studio Saber Porto This internship allowed for the experience of working on a professional production as a 3D animator. It was possible to experience all the techniques and dynamics of an animation team, whose production ranges from creating rigs to 3D animations, using the technology of motion capture, several 3D animation software, and a game engine. The internship lasted six months and there were seventeen tasks that were completed in total. These tasks involved, not only the practice of animation, but also the implementation of some elements in a game engine. This way, it was possible to have versatility and variety in the tasks of a technical animator, allowing for an adjustment between the student and the studio within the varied work of the animation pipeline. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203559673 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/44472 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Animação 3D | pt_PT |
dc.subject | Videojogos | pt_PT |
dc.subject | Rig | pt_PT |
dc.subject | Mocap | pt_PT |
dc.subject | Keyframing | pt_PT |
dc.subject | 3D animation | pt_PT |
dc.subject | Videogames | pt_PT |
dc.title | Estágio : Saber Porto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Som e Imagem | pt_PT |