Repository logo
 
Publication

A comunicação estratégica digital na indústria televisiva : estudo de caso : Media Capital Digital

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
dc.contributor.authorMaça, Constança Faustino Claro
dc.date.accessioned2024-05-02T14:59:59Z
dc.date.available2024-05-02T14:59:59Z
dc.date.issued2023-11-14
dc.date.submitted2023-07
dc.description.abstractA Comunicação Estratégica Digital na Indústria Televisiva é um tema importante e relevante nos dias de hoje. A era digital transformou-se significativamente tal como a forma das emissoras de televisão se relacionarem com o público e entregarem o seu conteúdo. Neste contexto, a Comunicação Estratégica desempenha um papel crucial para garantir o envolvimento do público, a construção da imagem da marca e a sustentabilidade num ambiente altamente competitivo da indústria televisiva. Neste contexto o estudo da Comunicação Estratégica Digital é relevante, pois permite às emissoras televisivas que alcancem seu público de maneira mais eficaz, promovam os seus produtos televisivos, interajam diretamente com os telespectadores, criando uma experiência mais envolvente e personalizada em torno do universo da “televisão digital”. O objetivo do presente relatório de estágio é avaliar a Comunicação Estratégica Digital da Média Capital Digital, a unidade de negócio dentro do Grupo Media Capital que gere toda a infraestrutura que incorpora o streaming, na gestão das redes sociais Instagram e Facebook da TVI. É pretendido também compreender e avaliar a perceção e comportamento do público perante os conteúdos digitais partilhados pela TVI, analisar quais as estratégias de comunicação utilizadas pela TVI nas suas redes sociais e finalmente compreender quais os programas de entretenimento com maiores resultados nas diferentes plataformas digitais do canal. Desta forma, para dar resposta à questão de partida: “Qual o impacto da Comunicação Estratégica Digital na gestão das redes sociais da TVI.” foi realizada uma metodologia mista, tendo como principais métodos, o inquérito por questionário aos seguidores da TVI e uma entrevista exploratória à coordenadora da Media Capital Digital, Joana Cabral.pt_PT
dc.description.abstractStrategic Digital Communication in the television industry is an important and relevant topic today. The digital age has significantly transformed the way broadcasters engage with their audiences and deliver their content. In this context, Strategic Communication plays a crucial role in ensuring audience engagement, brand image building and sustainability in a highly competitive environment of the television industry. In this context the study of Digital Strategic Communication is relevant, as it allows broadcasters to reach their audience more effectively, promote their television products, interact directly with viewers, creating a more engaging and personalized experience around the universe of "digital television". The objective of this internship report is to evaluate the Digital Strategic Communication of Media Capital Digital, the business unit within the Media Capital Group that manages the entire infrastructure that incorporates streaming, in the management of TVI's Instagram and Facebook social networks. It is also intended to understand and evaluate the public's perception and behavior towards the digital content shared by TVI, to analyze which communication strategies TVI uses in its social networks and finally to understand which entertainment programs have the highest results on the channel's different digital platforms. Therefore, according to the starting question: "What is the impact of Digital Strategic Communication on the management of TVI's social networks?" a mixed methodology was carried out, having as main methods, the questionnaire survey to TVI followers and an exploratory interview with the coordinator of Media Capital Digital, Joana Cabral.pt_PT
dc.identifier.tid203486307pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44876
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação estratégicapt_PT
dc.subjectComunicação estratégica digitalpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectTelevisãopt_PT
dc.subjectEntretenimento televisivopt_PT
dc.subjectStrategic communicationpt_PT
dc.subjectDigital strategic communicationpt_PT
dc.subjectSocial networkspt_PT
dc.subjectTelevisionpt_PT
dc.subjectTelevision entertainmentpt_PT
dc.titleA comunicação estratégica digital na indústria televisiva : estudo de caso : Media Capital Digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203486307.pdf
Size:
3.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: