Repository logo
 
Publication

O kimono revival e a Internacionalização do kimono em três estudos de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Jorge Manuel Ribeiro dos Santos
dc.contributor.authorAlmeida, Catarina Alexandra Ferreira de
dc.date.accessioned2022-03-31T10:21:30Z
dc.date.available2022-03-31T10:21:30Z
dc.date.issued2022-02-24
dc.date.submitted2021-11
dc.description.abstractO kimono revival é atualmente um processo no qual o kimono se está a tornar ativo, popular e importante novamente na sociedade japonesa como resultado de certos fatores histórico-sociais. Através do número crescente de lojas dedicados à venda de kimonos vintage e em segunda mão, e da criação de grupos para se vestir o kimono, é possível observar que o interesse em o vestir de forma criativa e visando a moda, está a crescer no Japão. O que previamente era apenas um traje formal e restritivo, está a ser reinventado e adaptado às necessidades e às sensibilidades estéticas das gerações mais novas. Por outras palavras, o uso do kimono informal e não tradicional está a ser reavivado como street fashion. Simultaneamente, a internet e as redes sociais, os serviços de aluguer de kimono como atividades de turismo cultural, e a difusão da cultura japonesa através das campanhas do Cool Japan, despertaram o interesse pelo kimono de pessoas no estrangeiro. Nesta dissertação três estudos de caso representam o número crescente de pessoas europeias interessadas em aprender sobre o kimono e em vesti-lo como resultado da sua internacionalização nos últimos anos. Este estudo pretende analisar o tipo de atividades que estas pessoas exercem dentro do contexto do kimono revival, e o que isso pode significar para o futuro do kimono como moda fora do Japão.pt_PT
dc.description.abstractThe kimono revival is currently a process in which the kimono is becoming active, popular and important again in Japanese society as a result of certain historical and social factors. Through the growing number of second-hand and vintage stores dedicated to selling kimono, as well as the creation of kimono-wearing groups, it's possible to observe that the interest for wearing kimono in new creative and fashionable ways is growing in Japan. What was previously a merely formal and restrictive costume, is being reinvented and adapted to the younger generations' needs and aesthetic sensibilities. In other words, the use of informal non-traditional kimono is being revived as street fashion. Simultaneously, internet and social media, kimono rental services as cultural tourism activities, and the spread of Japanese culture through the Cool Japan campaigns have piqued the interest in kimono of people overseas. In this dissertation three case studies represent the growing number of European people interested in learning about kimono and wearing it as a result of its internationalization in recent years. This study intends to analyze what kind of activities these individuals carry out in the context of the kimono revival, and what it can mean for the future of kimono as fashionwear outside Japan.pt_PT
dc.identifier.tid202976947pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37208
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectKimonopt_PT
dc.subjectKimono revivalpt_PT
dc.subjectJapãopt_PT
dc.subjectCultura japonesapt_PT
dc.subjectEstudos de casopt_PT
dc.subjectJapanpt_PT
dc.subjectJapanese culturept_PT
dc.subjectCase studiespt_PT
dc.titleO kimono revival e a Internacionalização do kimono em três estudos de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Asiáticospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202976947.pdf
Size:
13.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format