Publication
Abordagem indutiva : ensino do modo conjuntivo em PLE/L2
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lopes, Maria José de Araújo Ferreira | |
dc.contributor.author | Ka, In Fan | |
dc.date.accessioned | 2019-07-26T09:25:59Z | |
dc.date.issued | 2019-07-08 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | Este relatório procura investigar a eficácia da abordagem indutiva no ensino do modo conjuntivo de PLNM (Português como Língua Não Materna), tendo como base o desempenho de uma turma de alunos de origem PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) num curso do português. Com o objetivo de contextualizar o atual fenómeno pedagógico do ensino do Português como língua estrangeira, é exemplificado neste trabalho o sistema de educação de Macau como representação. A seleção das referências bibliográficas é condicionada pelo prazo concedido para a redação deste estudo. Com base nas observações de quatro aulas e no resultado de um teste de avaliação, a análise obtida demonstra que a abordagem indutiva é uma metodologia centrada no aprendente, cuja execução é fundamentalmente condicionada pela participação ativa e pela autonomia do aprendente no processo de aprendizagem. A natureza exigente da pedagogia requer uma colaboração e contribuição igualmente do aprendente e do professor. Os dados fornecem conclusões sobre os fatores de desequilíbrio potencial e desafios na aplicação do método indutivo no ensino do modo conjuntivo em PLNM. Este trabalho também salienta a necessidade da investigação mais profunda na correlação entre a metodologia pedagógica e o ensino do modo conjuntivo de PLNM. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202261077 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/28026 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Abordagem | pt_PT |
dc.subject | Dedutiva | pt_PT |
dc.subject | Explícita | pt_PT |
dc.subject | Implícita | pt_PT |
dc.subject | Indutiva | pt_PT |
dc.subject | Aquisição | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.subject | PLNM | pt_PT |
dc.title | Abordagem indutiva : ensino do modo conjuntivo em PLE/L2 | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório de Estágio KA IN FAN PDF A.pdf
- Size:
- 1.43 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: