Repository logo
 
Publication

Abordagem indutiva : ensino do modo conjuntivo em PLE/L2

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Maria José de Araújo Ferreira
dc.contributor.authorKa, In Fan
dc.date.accessioned2019-07-26T09:25:59Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEste relatório procura investigar a eficácia da abordagem indutiva no ensino do modo conjuntivo de PLNM (Português como Língua Não Materna), tendo como base o desempenho de uma turma de alunos de origem PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) num curso do português. Com o objetivo de contextualizar o atual fenómeno pedagógico do ensino do Português como língua estrangeira, é exemplificado neste trabalho o sistema de educação de Macau como representação. A seleção das referências bibliográficas é condicionada pelo prazo concedido para a redação deste estudo. Com base nas observações de quatro aulas e no resultado de um teste de avaliação, a análise obtida demonstra que a abordagem indutiva é uma metodologia centrada no aprendente, cuja execução é fundamentalmente condicionada pela participação ativa e pela autonomia do aprendente no processo de aprendizagem. A natureza exigente da pedagogia requer uma colaboração e contribuição igualmente do aprendente e do professor. Os dados fornecem conclusões sobre os fatores de desequilíbrio potencial e desafios na aplicação do método indutivo no ensino do modo conjuntivo em PLNM. Este trabalho também salienta a necessidade da investigação mais profunda na correlação entre a metodologia pedagógica e o ensino do modo conjuntivo de PLNM.pt_PT
dc.identifier.tid202261077pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28026
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbordagempt_PT
dc.subjectDedutivapt_PT
dc.subjectExplícitapt_PT
dc.subjectImplícitapt_PT
dc.subjectIndutivapt_PT
dc.subjectAquisiçãopt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectPLNMpt_PT
dc.titleAbordagem indutiva : ensino do modo conjuntivo em PLE/L2pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segundapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio KA IN FAN PDF A.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: