Repository logo
 
Publication

Pedagogia social em âmbito escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAzevedo, Joaquim
dc.contributor.advisorGonçalves, José Luís
dc.contributor.authorMelo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e
dc.date.accessioned2013-03-22T14:11:29Z
dc.date.available2013-03-22T14:11:29Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractEste trabalho em forma de Relatório Reflexivo apresenta o meu percurso pessoal e profissional de professora no ensino do segundo e terceiro ciclos. A introdução trata da importância do acto reflexivo na actividade de professora, bem como faz menção aos autores que elaboraram estudos sobre a “reflexão”. O cerne do trabalho, na primeira parte, consiste na descrição do meu percurso pessoal, social e axiológico, a percepção das questões educativas actuais, o encontro com os novos pedagogos; na segunda parte, a importância da escola na construção do “Eu” (dos alunos), abordando o sentido da origem da escola, e o seu papel na construção do carácter do aluno; na terceira parte, abordo o percurso do desenvolvimento ensino-aprendizagem, com o trabalho com os alunos, o papel do professor e a participação dos mesmos; por fim, na quarta parte, descrevo o percurso do desenvolvimento profissional ao longo da vida, abordando a formação de professores e o contributo do mestrado na profissão. A necessidade de formação ao longo da vida fica evidenciada no decurso da elaboração deste Relatório. Hoje é necessário ter consciência que é um direito mas também um dever do professor, ter uma formação actualizada, contínua e de acordo com as exigências do nosso tempo. A sua formação e actualização ao nível de conceitos e das práticas, reflectir-se-á na sua intervenção ao nível do trabalho com a comunidade escolar, bem como ao nível do seu desenvolvimento pessoal e profissional.por
dc.description.abstractThis work is in the format of a Reflective Report presenting my personal and professional course as a teacher of the second and third cycles. The preface section targets the importance of the teacher’s reflective act, and mentions the authors that elaborated studies on the subject. The core of this work, in the first part, is a description of my personal, social and axiologic course, and the perception of educational questions, and the encounter with the today’s pedagogues; in the second part, the importance of school in the construction of the “self” (of pupils), addressing the meaning of the school’s origins and its role on the pupil’s character construction; the third part, focuses on the development of the teaching-learning process, the work with the pupils, the teacher’s role and the pupils participation; at last, in the fourth part, I describe my life long professional development, addressing the teacher training and the Master of Education contribution to the teacher profession. The need for life long training is evident in the course of preparing this Report. It is now necessary to be aware that it is a right and a duty of a teacher, to keep its training updated, continuously and in accordance with the requirements of his time. His training and updating of concepts and practices, will be reflected on its intervention in terms of working with pupils, as well as to the level of its personal and professional development.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/10259
dc.language.isoporpor
dc.titlePedagogia social em âmbito escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10259.pdf
Size:
639.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: