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Authors
Abstract(s)
This dissertation explores performance management supported in a case study applied to STCP, the main public transport operator in the city of Porto, in Portugal, which was under the full command of Troika in a recent past.
Over the past two decades, the introduction of performance management has been one of the most well-known international developments in public management. On the other hand, reforms in the scope of the New Public Management movement have led to major changes in the management of public sector organisations, based on the adoption of private sector management techniques and the concept of competitive markets.
The goals of these organisations are notoriously ambiguous and the selection of appropriate performance measures is known to be difficult, therefore, this dissertation aims to describe and analyse STCP’s performance management system and the impacts caused by Troika on it, focusing on the strategy definition. The achievement of the interviews based on the Ferreira and Otley review, the direct observation and documental analysis allowed the characterisation of this system over time, including the period under the command of a financial assistance programme.
In 2000, the creation of the management system based on objectives for departments and employees was laid, however, some years later, with the financial crisis, the management of STCP under the sphere of Troika, inhibited decisions taken by the Board of Directors. In the recent years, the company is giving the first steps out of the external intervention showing some lack of orientation.
In 2018, the delivery of the management of the STCP to six municipalities of the Metropolitan area of Porto is following the trend to decentralise public services and answering to the pressures to improve their efficiency. The municipalities are considered as being better positioned to manage public transport in their areas of activity, providing a better alignment and more proximity between the company and the local citizens’ necessities.
Esta tese explora a gestão de desempenho suportada num estudo de caso aplicado à STCP, a principal operadora de transporte público da cidade do Porto, em Portugal, que esteve sob total comando da Troika num passado recente. Nas últimas duas décadas, a introdução da gestão de desempenho tem sido um dos desenvolvimentos internacionais mais conhecidos na gestão pública. Por outro lado, as reformas no âmbito do movimento da Nova Gestão Pública levaram a mudanças importantes na gestão das organizações do setor público, com base na adoção de técnicas de gestão do setor privado e no conceito de mercados competitivos. Os objetivos destas organizações são notoriamente ambíguos e a seleção de medidas de desempenho adequadas é conhecida por ser difícil, por isso, esta tese tem como objetivo descrever e analisar o sistema de gestão de desempenho ao longo do tempo, e os impactos causados pela Troika, com o foco na definição da estratégia. A realização de entrevistas com base na revisão de Ferreira e Otley, a observação direta e a análise documental permitiram a caracterização deste sistema ao longo do tempo, incluindo o período sob o comando do programa de assistência financeira. Em 2000, houve a criação do sistema de gestão baseado nos objetivos por departamentos e para os trabalhadores, no entanto, alguns anos mais tarde, com a crise financeira, a gestão da STCP sob a esfera da Troika, inibiu as decisões tomadas pelo Conselho de Administração. Nos últimos anos, a organização tem dado os primeiros passos fora da intervenção externa demonstrando alguma falta de orientação. Em 2018, a entrega da gestão da STCP a seis municípios da Área Metropolitana do Porto segue a tendência de descentralizar os serviços públicos e responder às pressões para melhorar a sua eficiência. Os municípios são considerados como melhor posicionados para gerir o transporte público nas suas áreas de atuação, proporcionando um melhor alinhamento e proximidade entre a empresa e as necessidades dos cidadãos locais.
Esta tese explora a gestão de desempenho suportada num estudo de caso aplicado à STCP, a principal operadora de transporte público da cidade do Porto, em Portugal, que esteve sob total comando da Troika num passado recente. Nas últimas duas décadas, a introdução da gestão de desempenho tem sido um dos desenvolvimentos internacionais mais conhecidos na gestão pública. Por outro lado, as reformas no âmbito do movimento da Nova Gestão Pública levaram a mudanças importantes na gestão das organizações do setor público, com base na adoção de técnicas de gestão do setor privado e no conceito de mercados competitivos. Os objetivos destas organizações são notoriamente ambíguos e a seleção de medidas de desempenho adequadas é conhecida por ser difícil, por isso, esta tese tem como objetivo descrever e analisar o sistema de gestão de desempenho ao longo do tempo, e os impactos causados pela Troika, com o foco na definição da estratégia. A realização de entrevistas com base na revisão de Ferreira e Otley, a observação direta e a análise documental permitiram a caracterização deste sistema ao longo do tempo, incluindo o período sob o comando do programa de assistência financeira. Em 2000, houve a criação do sistema de gestão baseado nos objetivos por departamentos e para os trabalhadores, no entanto, alguns anos mais tarde, com a crise financeira, a gestão da STCP sob a esfera da Troika, inibiu as decisões tomadas pelo Conselho de Administração. Nos últimos anos, a organização tem dado os primeiros passos fora da intervenção externa demonstrando alguma falta de orientação. Em 2018, a entrega da gestão da STCP a seis municípios da Área Metropolitana do Porto segue a tendência de descentralizar os serviços públicos e responder às pressões para melhorar a sua eficiência. Os municípios são considerados como melhor posicionados para gerir o transporte público nas suas áreas de atuação, proporcionando um melhor alinhamento e proximidade entre a empresa e as necessidades dos cidadãos locais.
Description
Keywords
Performance management system New public management Financial assistance programme Public sector STCP Sistema de avaliação de desempenho Nova gestão pública Programa de assistência financeira