Publication
Papel dos líderes e gestores intermédios nas organizações escolares : estudo de caso em duas escolas privadas de Luanda-Angola
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz e | |
dc.contributor.author | Soares, Ruth Meireles | |
dc.date.accessioned | 2022-11-14T08:37:11Z | |
dc.date.available | 2022-11-14T08:37:11Z | |
dc.date.issued | 2021-04-14 | |
dc.date.submitted | 2020-06 | |
dc.description.abstract | A escola enquanto instituição de ensino tem sido alvo de muitos estudos, em função do seu relevante papel social. Este trabalho surge no âmbito específico da administração e gestão escolar para de forma científica proporcionar um olhar endógeno em termos administrativos. O mesmo visa compreender o papel dos líderes e gestores intermédios nas organizações escolares. Trata-se de um estudo de caso realizado em duas escolas privadas de Luanda-Angola. Para dar sentido à investigação levantou-se o seguinte problema: Quais os papeis dos líderes e gestores intermédios e de que forma promovem a melhoria do trabalho docente de duas escolas privadas de Luanda? Desta questão imergiram várias subquestões de investigação. O trabalho baseou-se no método qualitativo e teve como estratégia para recolha de dados a entrevista e análise documental. Em ambas escolas foram entrevistados 14 elementos, nomeadamente: 2 Directores da escola, 4 Coordenadores de turnos, 4 Coordenadores de cursos e 4 Diretores de turmas. Em suma, a investigação chegou a conclusão de que a perceção dos papéis dos líderes e gestores passa necessariamente pela compreensão dos seus feitos nas organizações escolares, pois, é desta forma que se consegue mensurar as ações dos líderes e gestores intermédios. A ideia que se obteve através da análise dos dados oriundos das entrevistas é que eles põem em evidência os critérios de gestão escolar na medida em que estes promovem a melhoria do trabalho docente de duas escolas privadas de Luanda através da organização, orientação, democratização, colaboração e planificação dos trabalhos. | pt_PT |
dc.description.abstract | The school as a teaching institution has been the subject of many studies, due to its relevant social role. This work is scientifically specific to school administration and management, allowing you to watch administrative terms. The same visa includes the role of leaders and middle managers in school activities. This is a case study carried out in two private schools in Luanda-Angola. In the sense of the investigated investigation, or the following problem: What are the roles of leaders and middle managers and what way do they improve the teaching work of two private schools in Luanda? Several research sub-questions emerged from this issue.The work was based on the qualitative method and its strategy was to capture data in the interview and document analysis. 14 schools were interviewed, including: 2 maneger principals, 4 shift Coordinators, 4 course Coordinators and 4 class managers. In short, an investigation has come to the conclusion that the perception of the roles of leaders and managers involves reading their roles in school activities, as this is the way that you can measure as actions by leaders and intermediate managers. An idea that is realized through the analysis of data from the interviews is that they do school management tests as they promote the improvement of the teaching work of two private schools in Luanda through the organization, orientation, democratization, collaboration and planning of the students works. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202731723 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/39302 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Líder | pt_PT |
dc.subject | Líderes intermédios | pt_PT |
dc.subject | Gestão | pt_PT |
dc.subject | Gestores intermédios e escola aprendente | pt_PT |
dc.subject | Leadership | pt_PT |
dc.subject | Leader | pt_PT |
dc.subject | Intermediate leaders | pt_PT |
dc.subject | Management | pt_PT |
dc.subject | Managers | pt_PT |
dc.subject | Middle managers and school learned | pt_PT |
dc.title | Papel dos líderes e gestores intermédios nas organizações escolares : estudo de caso em duas escolas privadas de Luanda-Angola | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | pt_PT |