Publication
Adaptação psicológica dos docentes do ensino básico e/ou secundário, comparação entre o ensino público e o ensino privado
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | |
dc.contributor.advisor | Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar de | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Raquel Alves | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T11:41:53Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T11:41:53Z | |
dc.date.issued | 2024-11-14 | |
dc.date.submitted | 2024-09 | |
dc.description.abstract | O número de docentes que apresentam sinais de mal-estar psicológico tem crescido o que, por sua vez, poderá levar a implicações significativas no que concerne ao bem-estar e à qualidade de vida individual de cada profissional. Assim, é necessário explorar e identificar fatores que possam estar a interferir na saúde dos docentes. O presente estudo investigou a adaptação psicológica dos professores do ensino básico e secundário no contexto da crescente insatisfação com a carreira docente em Portugal, com o objetivo de compreender as possíveis consequências do mal-estar psicológico na saúde física dos docentes e as diferenças entre os setores público e privado. Além disso, o estudo procura identificar fatores que possam influenciar o bem-estar e a qualidade de vida dos professores. A amostra foi composta por 213 participantes, dos quais 40 pertenciam ao ensino privado e 173 ao ensino público. Os participantes responderam a questionários que avaliavam a adaptação psicológica (incluindo qualidade de vida, bem-estar subjetivo, níveis de ansiedade e depressão, perceção de sintomas somáticos e de saúde física e mental) e a fatores demográficos e socioprofissionais (como género, anos de serviço, satisfação com colegas e número de cargos). Os resultados revelaram uma correlação positiva entre a satisfação com os colegas e a adaptação psicológica dos docentes, além de um papel mediador da saúde nesse processo. Não foram encontradas diferenças significativas entre os dois setores. Concluindo, este estudo contribuiu para a compreensão de potenciais fatores que possam influenciar a adaptação psicológica dos docentes. Estes achados destacam ainda a importância de implementar programas nas escolas que promovam a coesão entre os docentes. | por |
dc.description.abstract | The number of teachers showing signs of psychological distress has increased, which in turn may lead to significant implications for the well-being and individual quality of life of each professional. Therefore, it is necessary to explore and identify factors that may be affecting teachers' health. The present study investigated the psychological adaptation of primary and secondary school teachers in the context of growing dissatisfaction with the teaching career in Portugal, with the aim of understanding the possible consequences of psychological distress on teachers' physical health and the differences between the public and private sectors. Furthermore, the study seeks to identify factors that may influence teachers' well-being and quality of life. The sample consisted of 213 participants, of which 40 belonged to private education and 173 to public education. Participants responded to questionnaires assessing psychological adaptation (including quality of life, subjective well-being, levels of anxiety and depression, perception of somatic and physical and mental health symptoms) and demographic and socioprofessional factors (such as gender, years of service, satisfaction with colleagues, and number of roles). The results revealed a positive correlation between satisfaction with colleagues and teachers' psychological adaptation, as well as a mediating role of health in this process. No significant differences were found between the two sectors. In conclusion, this study contributed to the understanding of potential factors that may influence teachers' psychological adaptation. These findings also highlight the importance of implementing programs in schools that promote cohesion among teachers. | eng |
dc.identifier.tid | 203881168 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/52772 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Adaptação psicológica | |
dc.subject | Professores | |
dc.subject | Saúde mental | |
dc.subject | Saúde física | |
dc.subject | Fatores socioprofissionais | |
dc.subject | Ensino público | |
dc.subject | Ensino privado | |
dc.subject | Bem-estar docente | |
dc.subject | Psychological adaptation | |
dc.subject | Teacher | |
dc.subject | Mental health | |
dc.subject | Physical health | |
dc.subject | Socioprofessional factors | |
dc.subject | Public education | |
dc.subject | Private education | |
dc.subject | Teacher well-being | |
dc.title | Adaptação psicológica dos docentes do ensino básico e/ou secundário, comparação entre o ensino público e o ensino privado | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia do Bem-Estar e Promoção da Saúde |