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Metas relativas como metas de desempenho

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Luís Manuel Dionísio
dc.contributor.authorMoreira, Inês Sofia Mendes
dc.date.accessioned2021-09-27T11:44:24Z
dc.date.available2021-09-27T11:44:24Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.date.submitted2021-04
dc.description.abstractEste trabalho final de mestrado foi realizado no âmbito da obtenção do grau de mestre em gestão com especialização em Business Analytics. Tem como principal objetivo analisar qual o impacto na performance das empresas portuguesas da adoção de metas relativas como metas de desempenho. Assim, este trabalho inicia-se com uma introdução aos sistemas de controlo de gestão e às metas de desempenho existentes. De seguida, através da realização de um questionário a várias empresas nacionais e da recolha paralela de dados dessas mesmas empresas na plataforma Sabi, procedeu-se à criação de uma série de modelos econométricos que permitiram que fossem retiradas algumas conclusões que foram analisadas à luz dos conceitos previamente estudados. Através deste estudo, foi possível corroborar a tese de alguns autores citados ao longo do trabalho como Albuquerque (2009), Holzhacker, Mahlendorf, & Matejka, (2013), Marques (2017) e Raynor & Pankratz (2015) que defendem que a adoção de metas relativas como metas de desempenho têm impactos positivos nas empresas. No caso específico do estudo deste trabalho, verificou-se um aumento de 8.35 unidades da performance das empresas (medidas pelo ROA - Return on Assets).pt_PT
dc.description.abstractEste trabalho final de mestrado foi realizado no âmbito da obtenção do grau de mestre em gestão com especialização em Business Analytics. Tem como principal objetivo analisar qual o impacto na performance das empresas portuguesas da adoção de metas relativas como metas de desempenho. Assim, este trabalho inicia-se com uma introdução aos sistemas de controlo de gestão e às metas de desempenho existentes. De seguida, através da realização de um questionário a várias empresas nacionais e da recolha paralela de dados dessas mesmas empresas na plataforma Sabi, procedeu-se à criação de uma série de modelos econométricos que permitiram que fossem retiradas algumas conclusões que foram analisadas à luz dos conceitos previamente estudados. Através deste estudo, foi possível corroborar a tese de alguns autores citados ao longo do trabalho como Albuquerque (2009), Holzhacker, Mahlendorf, & Matejka, (2013), Marques (2017) e Raynor & Pankratz (2015) que defendem que a adoção de metas relativas como metas de desempenho têm impactos positivos nas empresas. No caso específico do estudo deste trabalho, verificou-se um aumento de 8.35 unidades da performance das empresas (medidas pelo ROA - Return on Assets).pt_PT
dc.identifier.tid202749363pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35235
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMetas de desempenhopt_PT
dc.subjectSistemas de controlo de gestãopt_PT
dc.subjectMetas relativaspt_PT
dc.subjectPerformance targetspt_PT
dc.subjectManagement control systemspt_PT
dc.subjectRelative targetspt_PT
dc.titleMetas relativas como metas de desempenhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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