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Intervenção sociopedagógica e pessoas em situação de sem-abrigo : caminhos de inclusão (um estudo de caso)

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Abstract(s)

O presente trabalho corresponde a uma dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Pedagogia Social intitula-se “Intervenção Sociopedagógica e Pessoas em Situação de Sem-abrigo Caminhos de Inclusão (Um Estudo de Caso)”. Com esta pesquisa quisemos perceber em que medida as estratégias de inclusão de pessoas em situação de sem abrigo comtemplam práticas de intervenção sociopedagógica e qual o papel dos educadores sociais no desenvolvimento dessas práticas. Este estudo surgiu a partir de inquietações pessoais e académicas e pela constatação da escassa informação científica deste fenómeno sobretudo na perspetiva da Pedagogia Social, ou seja, segundo um olhar positivo sobre as pessoas e as suas possibilidades de aprendizagem e evolução. Do ponto de vista metodológico optámos pelo estudo de caso, tendo por base uma instituição socioeducativa situada no norte de Portugal, recorrendo à pesquisa documental e à inquirição direta de atores, através de entrevistas semiestruturadas. Em termos gerais, o estudo permitiu concluir que os educadores sociais fazem diferença, evidenciando a relevância da intervenção sociopedagógica.
This work corresponds to a master’s dissertation presented to the Portuguese Catholic University, Faculty of Education and Psychology to obtain a Master's degree in Educational Sciences - Specialization in Social Pedagogy. It is entitled "Socio-pedagogical Intervention and Homeless People - Paths to Inclusion (A Case Study)". With this research, we wanted to understand to what extent inclusion strategies for homeless people include socio-pedagogical intervention practices and what role social educators play in developing these practices. This study arose from personal and academic concerns and from the fact that there was little scientific information on this phenomenon, especially from the perspective of Social Pedagogy, i.e., a positive view of people and their possibilities for learning and evolving. From a methodological point of view, we opted for a case study, based on a socio-educational institution located in the north of Portugal, using documentary research and direct questioning of actors through semi-structured interviews. Overall, the study concluded that social educators make a difference, highlighting the relevance of socio-pedagogical intervention.

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Pessoa em situação de sem-abrigo Pedagogia social Intervenção sociopedagógica Educadores sociais Homelessness Social pedagogy Socio-pedagogical intervention Social educators

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