Repository logo
 
Publication

A importância da comunicação interna nas pequenas e médias empresas como potenciadora de aceitação de mudança organizacional por parte dos seus consumidores : caso de estudo : VSV Modelação, Maquinação e Moldes, Lda.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart
dc.contributor.authorVinagre, Francisca Sofia Silva
dc.date.accessioned2022-03-21T10:49:48Z
dc.date.available2022-03-21T10:49:48Z
dc.date.issued2022-02-08
dc.date.submitted2021-11
dc.description.abstractAs organizações sofrem de constante mudança e desenvolvimento ao longo dos tempos e para conseguirem acompanhar a evolução natural de tudo o que as rodeia têm a necessidade de preparar toda a sua estrutura. Muitas são as variáveis sobre os quais as organizações se devem debruçar quando sofrem estas alterações pois devem estar previamente preparadas para estes acontecimentos. É necessário que as organizações compreendam que a comunicação interna é fundamental para o funcionamento das organizações e de forma a auxiliar na preparação dos diversos processos de mudança que as organizações têm de enfrentar. O sucesso deste processo prende-se com muitas das variáveis da comunicação interna pois é mais fácil, simples e rápido atingir o objetivo final quando as organizações têm uma estrutura comunicacional interna bem definida e coesa. É importante perceber que quando a comunicação interna está presente na organização, os colaboradores identificam-se muito mais com a mesma, compreendem melhor as suas mutações e participam nas mesmas sentindo-se envolvidos fazendo com que não exista tanta resistência. Estabeleceu-se assim, uma metodologia de abordagem mista, sendo qualitativa para o apuramento de dados exploratórios através da realização de entrevistas exploratórias junto de responsáveis da empresa. E, em termos de apuramento de dados primários seguiu-se uma metodologia quantitativa na aplicação de um inquérito por questionário junto dos colaboradores da organização em estudo. Entre os resultados apurados constatou-se que a comunicação interna foi considerada na organização em estudo como determinante por parte dos seus colaboradores para a mudança e sua aceitação na empresa.pt_PT
dc.description.abstractOrganizations follow constant change and development over time and to be able to follow the natural evolution of everything that surrounds them, they need to prepare their entire structure. There are many variables on which associations must focus when these changes must be prepared in advance for these events. It is necessary that organizations understand that internal communication is essential for their functioning and in order to help prepare for the various change processes that organizations have to face. The success of this process is linked to many of the variables of internal communication as it is easier, simpler and faster to reach the final objective when organizations have a welldefined and cohesive internal communication structure. It is important to realize that when internal communication is present in the organization, employees identify much more with it, understand their changes better and participate in them feeling involved, so that there is not so much resistance. Thus, a mixed approach methodology was established, which was qualitative for the establishment of exploratory data by carrying out a discovery with the company's responsible. And, in terms of determining primary data, a quantitative methodology was followed in the application of a questionnaire to employees of the organization under study. Among the results obtained, it was found that internal communication was considered in the organization under study as a determinant by its employees for change and its acceptance in the company.pt_PT
dc.identifier.tid202956008pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37097
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectPequenas e Médias Empresaspt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectColaboradorespt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectSmall and Medium Enterprisespt_PT
dc.subjectChangept_PT
dc.subjectContributorspt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.titleA importância da comunicação interna nas pequenas e médias empresas como potenciadora de aceitação de mudança organizacional por parte dos seus consumidores : caso de estudo : VSV Modelação, Maquinação e Moldes, Lda.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202956008.pdf
Size:
1.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format