Publication
O uso da cor como ferramenta didática na execução de escalas e arpejos ao piano em alunos de 1º e 2º grau
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Nuno Luís Caçote da | |
dc.contributor.author | Silva, Maria da Graça Bastardo e | |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T09:01:59Z | |
dc.date.available | 2021-05-27T09:01:59Z | |
dc.date.issued | 2019-07-17 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | Este Projeto de Intervenção Pedagógica pretende dar a conhecer a utilização de auxiliares didáticos na aquisição e desenvolvimento de habilidades motoras e cinestésicas ao piano, nas escalas e arpejos, e verificar se esta metodologia melhora ou não a aprendizagem dos mesmos. Estas constituem um aspeto técnico de grande importância para qualquer executante, esteja ele a um nível inicial ou superior. Sem o seu estudo diário, dificilmente se atinge a proficiência técnica e a fluidez de performance, requisitos inerentes a todo o pianista. Procura-se, neste projeto, acelerar o processo de mecanização digital e dedilhação, com esperados resultados na performance a nível de sincronização das mãos e dedos e da velocidade. Para este propósito procurou-se averiguar a exequibilidade de papéis coloridos aplicados aos dedos e ao teclado, que sinalizavam a dedilhação a usar nas escalas, bem como se destacou a diferença física/intervalar dos arpejos através dos mesmos auxiliares. Esta intervenção implementou-se em alunos do Conservatório de Música de Coimbra (Pólo da Sertã) do 1º e 2º grau de instrumento (piano) que demonstravam dificuldades nesta matéria. Delineado em 10 sessões, os participantes foram sujeitos a uma avaliação diagnóstica prévia e à avaliação final para assim aferir os seus resultados. Da recolha de dados através da observação participante e dos inquéritos por questionário elaboraram-se conclusões positivas que revelaram a pertinência desta ação para o desenvolvimento técnico das escalas e arpejos. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Pedagogical Intervention Project intends to make known in the acquisition and development of motor and kinesthetic abilities at the piano, in the scales and arpeggios, and to verify if this methodology improves or not the learning of the same ones. These constitute a technical aspect of great importance for any performer, be it at an initial level or higher. Without their daily study, it is difficult to achieve the technical proficiency and fluidity of performance, requirements inherent to the whole pianist. In this project, we aim to accelerate the process of digital mechanization and fingering, with expected results in the performance at the level of synchronization of hands and fingers and speed. For this purpose we tried to verify the feasibility of coulored papers applied to the fingers and the keyboard, which signaled the fingering to be used in the scales, as well as highlighting the physical / interval difference of the arpeggios through the same aids. This intervention was implemented on students of Coimbra (Pole of Sertã) Conservatory of Music of the 1st and 2nd instrument level (piano) who showed difficulties in this matter. Delineated in 10 sessions, the participants were subjected to a previous diagnostic evaluation and the final evaluation in order to ascertain their results. From data collection through participant observation and questionnaire surveys, positive conclusions were drawn which revealed the relevance of this action for the technical development of scales and arpeggios. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202299350 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/33298 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escalas e arpejos | pt_PT |
dc.subject | Ensino do piano | pt_PT |
dc.subject | Auxiliares didáticos coloridos | pt_PT |
dc.subject | Cinestesia | pt_PT |
dc.subject | Motricidade | pt_PT |
dc.subject | Scales and arpeggios | pt_PT |
dc.subject | Piano teaching | pt_PT |
dc.subject | Colored teaching aids | pt_PT |
dc.subject | Kinesthesia | pt_PT |
dc.subject | Motricity | pt_PT |
dc.title | O uso da cor como ferramenta didática na execução de escalas e arpejos ao piano em alunos de 1º e 2º grau | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- RELAT FINAL.pdf
- Size:
- 32.02 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format