Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-17"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Impacto da saúde oral na qualidade de vida da criança : perceção parentalPublication . Peres, Vanessa Pedrosa; Correia, Patrícia Nunes; Coelho, Inês Isabel RibeiroObjetivo: Identificar a existência de fatores que interferem na qualidade de vida da criança ou de sua familia, caracterizar o impacto da doença oral da criança ou do tratamento dentário referido pelos pais, aferir o índice CPO nas crianças dentadas, relacionar o ECOHIS com o índice CPO, testar a viabilidade do uso deste questionário num centro de saúde de cuidados primários e caracterizar a população do ponto de vista sócio-demográfico. Materiais e Métodos: Pesquisa de campo na USF Grão Vasco, da Unidade de Saúde III de Viseu, onde foram entrevistados pais de 31 crianças por meio de 2 questionários, sendo um o socio-demográfico e o outro o ECOHIS. Para recolha de dados de CPO/CE foi realizado exame intra-oral nas crianças, com preenchimento de ficha.Toda a pesquisa foi realizada sob a autorização dos pais que receberam ficha informativa assinaram Termo de Consentimento. Resultados: A idade dos entrevistados variou de 0 a 6 anos, numa media de 2,58 anos de idade e desvio padrão 1,785. Quanto às habilidades literárias dos pais ou responsáveis 54,8% concluiram o 12ºano, 25,8% concluíram o 9ºano, 16,1% completaram uma licenciatura ou doutoramento e apenas 3,2% fez o exame da 4ª classe. O rendimento médio das familias foi de 1000€. De acordo com ECOHIS 71% das crianças nunca havia sentidos dores nos dentes, na boca ou nos maxilares, 9,7% as vezes haviam sentido, 6,5% sentiram com muita frequência e 2,9% quase nunca sentiram tais sintomas. Conclusão: Não foi encontrada evidência de comprometimento da qualidade de vida associada à existência de CPI. Isto, porque a recolha de dados foi realizada em apenas 31 crianças, das quais, somente 03 apresentavam cáries, um número incipiente para auferir e produzir informações epidemiológicas, sendo necessárias novas pesquisas para complementação e confirmação desses resultados.
- A entrevista enquanto género da narrativa televisiva : o caso de Alta-DefiniçãoPublication . Moreira, Pedro de Almeida; Pereira, Henrique ManuelO presente trabalho debruça-se sobre a entrevista enquanto género televisivo, consistindo o seu principal objetivo em entender e perspetivar a entrevista como um género de televisão. Perguntar. Questionar. Interrogar. Todo o ser humano desde imberbe idade – desde que começa a falar – por necessidade de conhecimento, por vontade de saber mais, levanta questões. Isto acontece quase de forma inconsciente durante toda a vida. É inato a qualquer um de nós, e quase constante. Muito provavelmente está, neste momento, a questionar-se sobre aquilo que acabou de ler. É isto que constantemente fazemos para saber uma informação, é isso que diariamente acontece nos programas de televisão. Sejam de informação, entretenimento, talk-shows, infotainment… é transversal a todos os géneros televisivos pois é a melhor forma de obter respostas, saber soluções, saber os pensamentos e ideias de outros, enfim, trata-se da base da comunicação. Considero, como a generalidade dos autores, que a entrevista é um género televisivo, sendo composta por subgéneros. Ao longo deste trabalho aborda-se o conceito de género televisivo e a sua tipologia, bem como a noção de entrevista e os diferentes tipos de entrevista que existem. No último capítulo foca-se a entrevista como género, ilustrada com o exemplo do programa – Alta Definição. Em apenas seis décadas de televisão em Portugal, o “Alta Definição” pode já ser considerado um êxito pela sua longevidade – 10 anos de existência – triunfo esse que é também confirmado pela criação recente (5 de Maio de 2018) de um programa semelhante – “Conta-me como és” – pela TVI.
- Protocolos clínicos de promoção de saúde oral dos doentes pediátricos do Instituto Português de Oncologia do PortoPublication . Pinto, Thatianna Gomes Martins; Correia, Patrícia Nunes; Leite, Filipa Soares de AlmeidaIntrodução: A quimioterapia e a radioterapia utilizadas no tratamento de doentes oncológicos pediátricos têm importantes repercussões na cavidade oral. O médico dentista/estomatologista desempenha um papel fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento das complicações orais devendo integrar a equipa multidisciplinar que acompanha a criança no hospital. Objetivos: Avaliar os protocolos clínicos de promoção de saúde oral em crianças em tratamento no IPO-Porto e compará-los com protocolos de relevância na literatura médica; analisar o conhecimento dos pais relativamente às práticas de higiene oral (HO), à prevenção das complicações orais e avaliar o acompanhamento de saúde oral durante o tratamento oncológico. Material e métodos: Estudo observacional transversal, elaborado através do uso de um questionário, numa população de 104 pais/cuidadores de crianças utentes do IPO. O questionário foi constituído por 26 questões que incluíam o perfil sociodemográfico dos educadores e crianças, os conhecimentos e práticas de HO, a ocorrência de manifestações orais e a assistência dentária recebida. Resultados: A leucemia foi o cancro mais prevalente e a faixa etária mais afetada foi dos 10 anos em diante. As manifestações orais mais frequentes foram as úlceras e dor na boca, características da mucosite oral. Mais de 1/3 das crianças não foram avaliadas pelo médico dentista/estomatologista antes de iniciar o tratamento oncológico. A equipa de enfermagem foi quem mais forneceu instruções de HO. A escovagem com dentífrico e o colutório formulado pelo IPO, foram os produtos mais mencionados para HO. A maioria das famílias foi informada das possíveis complicações orais, 89,4% apresentou algum tipo de desconforto oral. Em relação à saúde oral da criança, 58,7% não estão satisfeitos com o acompanhamento recebido. Para análise estatística utilizou-se o SPSS Statistics 24. Conclusão: Na nossa amostra o acompanhamento em relação à saúde oral está aquém do expectável, sendo essencial a integração e padronização dos cuidados de saúde oral.
- The Unified Patent Court and Non-Practicing Entities in EuropePublication . Quelhas, José Maria Lopes Pires Santos; Marques, João Paulo Fernandes RemédioUnder the European Patent Convention, applicants can seek patent protection in several jurisdictions in one single application before the European Patent Office. However, the post-grant life of the patent implies the application of as many patent laws as the jurisdictions which the applicant designates. Thus, the right holder has a bundle of national patents, which implies the risk of parallel patent litigation and its often prohibitive costs. The Unitary Patent Package proposes to create a European Patent with Unitary Effect as a single object of property, recognized throughout the European Union, to which one law only is applicable. It also aims to create a centralized Court for the enforcement of European and European Patents with Unitary Effect. Our main research question will be that of understanding the possible relationship between the Unified Patent Court and Non-Practicing Entities activity in Europe. In order to gain a proper understanding of the problem, we will firstly consider the current issues with the transnational enforcement of patent rights, namely, income distribution inequalities. Secondly, we will address the Unitary Patent Package legality under European Union and international law. Thirdly, we will revisit the purpose of patent law and understand its evolution towards patent monetization. Fourthly, we must understand the current patent market characteristics and define a Non-Practicing Entity. Afterwards, we will seek to understand these entities under recent empirical research. Finally, we will place the proposed European Patent with Unitary Effect on the current framework of patent protection in Europe, and finally analyze the provisions which may be favorable to Non-Practicing Entity’s activities.
- O uso da cor como ferramenta didática na execução de escalas e arpejos ao piano em alunos de 1º e 2º grauPublication . Silva, Maria da Graça Bastardo e; Silva, Nuno Luís Caçote daEste Projeto de Intervenção Pedagógica pretende dar a conhecer a utilização de auxiliares didáticos na aquisição e desenvolvimento de habilidades motoras e cinestésicas ao piano, nas escalas e arpejos, e verificar se esta metodologia melhora ou não a aprendizagem dos mesmos. Estas constituem um aspeto técnico de grande importância para qualquer executante, esteja ele a um nível inicial ou superior. Sem o seu estudo diário, dificilmente se atinge a proficiência técnica e a fluidez de performance, requisitos inerentes a todo o pianista. Procura-se, neste projeto, acelerar o processo de mecanização digital e dedilhação, com esperados resultados na performance a nível de sincronização das mãos e dedos e da velocidade. Para este propósito procurou-se averiguar a exequibilidade de papéis coloridos aplicados aos dedos e ao teclado, que sinalizavam a dedilhação a usar nas escalas, bem como se destacou a diferença física/intervalar dos arpejos através dos mesmos auxiliares. Esta intervenção implementou-se em alunos do Conservatório de Música de Coimbra (Pólo da Sertã) do 1º e 2º grau de instrumento (piano) que demonstravam dificuldades nesta matéria. Delineado em 10 sessões, os participantes foram sujeitos a uma avaliação diagnóstica prévia e à avaliação final para assim aferir os seus resultados. Da recolha de dados através da observação participante e dos inquéritos por questionário elaboraram-se conclusões positivas que revelaram a pertinência desta ação para o desenvolvimento técnico das escalas e arpejos.
- A perspetiva dos psicólogos acerca do seu papel nas equipas de cuidados paliativosPublication . Iglésias, Maria Madalena Lagoá dos Santos Pereira; Veiga, Maria Elisa Pina TomazDe acordo com a lei Portaria n.º 66/2018 de 6 de março, os Cuidados Paliativos consideram-se essenciais a um SNS de qualidade, devendo ser prestados em continuidade, a todas as pessoas, com doenças muito graves e/ou avançadas e progressivas, que deles necessitem, onde quer que se encontrem, nos cuidados de saúde primários, hospitalares ou continuados integrados (Diário da República, n.º 46/2018, Série I de 2018-03-06). O objetivo geral deste estudo é compreender a perspetiva dos psicólogos acerca do seu papel nas equipas multidisciplinares de Cuidados Paliativos. Foi utilizado o método qualitativo que permitiu a realização de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 4 psicólogos clínicos da saúde que trabalham em Unidades de Cuidados Paliativos no Porto e na Área Metropolitana do Porto, há mais de 3 anos. O tratamento de dados orientou-se de acordo com os princípios da grounded theory e a sua análise realizou-se a partir do software N-VIVO. Como resultados salientam-se as necessidades específicas dos doentes e familiares, a existência de obstáculos culturais e organizacionias, e mudanças necessárias na equipa multidisciplinar. Concluindo, a realização deste tipo de estudo é fundamental, pois permite a compreensão aprofundada do papel do psicólogo nos CP, o aperfeiçoamento das práticas profissionais e qualidade dos cuidados.
- Conforto enquanto sensação : análise do conceitoPublication . Fernandes, Filipa Alexandra Veludo; Vieira, Margarida Maria da Silva; Carvalho, Emília Campos deIntrodução: Ser pessoa representa o reconhecimento da sua própria individualidade, da sua diferença e da sua complexidade. A compreensão de fenómenos, passíveis de ajudar no reconhecimento do outro, enquanto pessoa, constitui uma necessidade premente na vida em sociedade, essencialmente em situações de maior vulnerabilidade. O conforto é valorizado por quem investiga, por quem cuida e, essencialmente, por quem sente. Face à sua subjetividade, a integração no cuidado ainda apresenta limitações. Questionámo-nos então: o que significa sentir conforto? Objetivo: Definir o conceito de conforto enquanto estado. Materiais e métodos: Mediados pelo principle-based concept analysis1, desenvolvemos o percurso metodológico em três fases de investigação, dinâmicas entre si. a) Revisão integrativa de literatura (RIL): Amostra: 109 referências, selecionadas apartir de bases de dados eletrónicas. Critérios de inclusão: clientes, famílias, enfermeiros ou outros profissionais de saúde como participantes; artigos que abordem o conforto enquanto estado; estudos primários, secundários teóricos e empíricos; publicações em português, espanhol, inglês e francês. Critérios de exclusão: outros participantes, distantes do contexto do cuidado; artigos que abordem apenas o conforto enquanto processo; conforto em climas/culturas organizacionais, satisfação no emprego, liderança ou conforto termal. b) Mapa conceptual: Campos de análise – antecedentes; atributos; consequentes; conceitos que podem influenciar; conceitos que englobam; conceitos que se confundem; e referenciais empíricos. c) Análise de conteúdo: análise hermenêutica dos dados, com processo cognitivo ao nível da interpretação. Cada unidade de significado foi integrada em apenas um campo de análise, de acordo com o seu valor semântico. Resultados: O conforto é uma sensação. Antecedentes: qualquer experiência que a pessoa possa viver, produto de qualquer interação física, psicoespiritual, sociocultural ou ambiental. Atributos: Segurança; Controlo; Realização do Eu; Pertença; Paz e Plenitude; Relaxamento; e Normalidade de Vida. Consequentes: fortalece as pessoas; aumenta a sua capacidade de lidar com as adversidades da vida (Resiliência/Coping); proporciona uma morte serena; e aumenta resultados institucionais; Conceitos que o podem influenciar: Esperança, Qualidade de Vida e Bem-Estar; Conceitos que o englobam: Holismo e Saúde; Conceitos que se confundem: Cuidado; Não identificamos nenhum referencial que mensure apenas os seus atributos. Conclusão: Compreender o significado de conforto aproxima o cuidado às pessoas, incrementa a objetividade da investigação e salvaguarda valores essenciais, como a dignidade humana.
- Processos de comunicação de resultados : o caso da parceria entre a EDP Renováveis e a ACEPublication . Araújo, Nuno Cardoso Magalhães Saldanha; Marques, Luís Manuel DionísioA proposta de Trabalho Final de Mestrado (TFM) nasceu da recente parceria empresarial entre a EDP Renováveis e a ACE Portugal S.À R.L. Foi proposto pela primeira analisar os processos de comunicação de resultados da primeira para segunda. O objetivo passou por analisar os processos existentes, a sua performance e possíveis melhoramentos. De modo a ir de encontro ao objetivo proposto e proceder a um trabalho mais fundamentado, foi elaborado um estudo teórico, este presente na Revisão de Literatura. Com isso foi efetuada uma análise qualitativa, maioritariamente de observação dos costumes, mecanismos de trabalho e exploração documenta. Sendo que a EDP Renováveis já possui parcerias similares à que criou recentemente com a ACE, já existiam processos similares sendo que, apesar disso, existem pontos que podem ser melhorados e mais de encontro às necessidades do parceiro em questão. O trabalho de pesquisa futura deverá passar pela abordagem ao Guanxi e pelo trabalho direcionado à uniformização documental realizado nas outras geografias. Além disso, deve ser equacionada a opção da utilização do ponto “others”, relatórios de Health&Safety e atualização de legislação. Devem ser incluídos, também, os KPI’s Repair Rate, Responsive Time e Failure Rate, no processo de comunicação de Resultados.