Repository logo
 
Publication

Procura de ajuda profissional : relação com os níveis de literacia em saúde mental e sintomatologia psicopatológica em estudantes universitários

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorCampos, Maria Luísa Brites Parreira C. Vieira de
dc.contributor.authorTeixeira, Joana Maria das Neves Almeida
dc.date.accessioned2016-09-07T15:47:19Z
dc.date.available2016-09-07T15:47:19Z
dc.date.issued2015-07-24
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractA comunidade científica tem sugerido que ao promover a literacia em saúde mental, poder-se-á contribuir para o aumento da procura de ajuda profissional atempada, perante a presença de problemas de saúde mental (Jorm, 2012; Kelly et al., 2011; Kelly, Jorm & Wright, 2007). Deste modo, o presente estudo teve como objetivo geral compreender o papel da procura de ajuda profissional em relação aos níveis de literacia em saúde mental e de sintomatologia psicopatológica, em estudantes universitários. A amostra foi constituída por 228 participantes do 1º ciclo do ensino superior. Para avaliação dos níveis de literacia em saúde mental utilizou-se o LSMq - Questionário de Literacia em Saúde Mental para adultos (Campos, Dias, Duarte, Palha & Veiga, 2014) e para avaliar os níveis de sintomatologia psicopatológica recorreu-se ao BSI - Inventário de Sintomas Psicopatológicos (Canavarro, 2007). Dos resultados obtidos salienta-se que o reconhecimento dos problemas de saúde mental e do mal-estar psicológico associado são elementos essenciais para que a procura de ajuda profissional ocorra.pt_PT
dc.description.abstractThe scientific community suggest that by promoting the literacy in mental health, there will be a contribution to timely raise professional help seeking before the presence of mental health problems (Jorm, 2012; Kelly et al., 2011; Kelly, Jorm & Wright, 2007). Thus, the present study has as its general objective comprehend the role of professional help seeking in relation to the literacy in mental health and psychopathology symptomatology, in university students. The sample was constructed by 228 participants of the 1st cycle of higher education. For the evaluation of the literacy levels in mental health for adults, the Mental Health Literacy for adults - LSMq (Campos, Dias, Duarte, Palha & Veiga, 2014) was used, as well as the Brief Symptom Inventory – BSI (Canavarro, 2007), for the evaluation of psychological symptomatology levels. From the obtained results, it is stressed that the recognition of mental health problems and associated psychological discomfort are essential elements for professional help seeking to occur.pt_PT
dc.identifier.tid201491435
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20558
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiteracia em saúde mentalpt_PT
dc.subjectSintomatologia psicopatológicapt_PT
dc.subjectProcura de ajuda profissionalpt_PT
dc.subjectEstudantes universitáriospt_PT
dc.subjectMental health literacypt_PT
dc.subjectPsychopathology symptomatologypt_PT
dc.subjectProfessional help seekingpt_PT
dc.subjectUniversity studentspt_PT
dc.titleProcura de ajuda profissional : relação com os níveis de literacia em saúde mental e sintomatologia psicopatológica em estudantes universitáriospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201491435.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: