Repository logo
 
Publication

Relação dos futebolistas com as redes sociais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Ana Margarida Ferreira Rato
dc.contributor.authorSardo, Tiago Miguel Sant´Ana Lopes Malheiro
dc.date.accessioned2021-07-23T14:37:26Z
dc.date.available2021-07-23T14:37:26Z
dc.date.issued2021-03-15
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO presente estudo pretende caracterizar a relação que os futebolistas têm com as redes sociais. Numa abordagem teórica concisa, refletimos sobre o aparecimento gradual destas plataformas, o desenvolvimento do Personal Branding e do Marketing Pessoal em ambiente digital e a comunicação no desporto, tendo por base o fenómeno identitário da modalidade do futebol e tocando nos três pontos principais: comunicação dos clubes, com os media e dos atletas. A nível empírico, num paradigma de investigação interpretativista procedeu-se a cinco entrevistas a diferentes categorias profissionais com influência na vida de um atleta, bem como a um questionário a 78 jogadores de futebol. Concluiu-se que existe uma relação de proximidade entre os jogadores de futebol e as redes sociais, com um crescente aproveitamento das primeiras para divulgação da componente profissional dos últimos. Contudo, existe ainda alguma relutância, por parte dos atletas ou das pessoas que os rodeiam, em profissionalizar este setor.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to characterize the relationship that footballers have with social networks. In a concise theoretical approach, we reflect on the gradual appearance of these platforms, the development of the Personal Branding and Personal Marketing in a digital environment and communication in sport, based on the identity phenomenon of the football and touching on the three main points: communication of the clubs, with the media and of athletes. At an empirical level, in an interpretive research paradigm, five interviews were conducted with different professional categories with influence on an athlete's life, as well as a questionnaire to 78 football players. It was concluded that there is a close relationship between football players and social media, with an increasing use of these platforms to disseminate the professional component of the athletes. However, there is still some reluctance on the part of players or the people around them to professionalize this sector.pt_PT
dc.identifier.tid202730506pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34261
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectJogadores de futebolpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectAssessoria de imprensapt_PT
dc.subjectBenefíciospt_PT
dc.subjectPerigospt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectFootballpt_PT
dc.subjectFootball playerspt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectPress officept_PT
dc.subjectBenefitspt_PT
dc.subjectDangerspt_PT
dc.titleRelação dos futebolistas com as redes sociaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202730506.pdf
Size:
3.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format